domingo, 23 de junho de 2013

Mesmo alguns cigarros por dia aumentam o risco de artrite reumatoide

Mesmo alguns cigarros por dia aumentam o risco de artrite reumatoide



O cigarro está associado com o aumento do risco de AR em mulheres. A cessação do tabagismo pode reduzir, mas não eliminar, o risco de desenvolver a doença
Segundo pesquisa publicada na revista Arthritis Research & Therapy, tanto o número de cigarros fumados por dia quanto o número de anos que a pessoa fumou aumentam o risco de artrite reumatoide (AR). O risco diminui depois que a pessoa deixa de fumar, mas, em comparação com quem nunca fumou, o risco ainda é elevado, mesmo após quinze anos de abandono do cigarro.
Pesquisadores do Karolinska Institutet e da Karolinska University Hospital  analisaram dados do Swedish Mammography Cohort, estudo que incluiu dados de 34.000 mulheres com idades entre 54 e 89 anos, dentre as quais, 219 tinham AR. 
Os resultados do estudo mostraram que mesmo quem fuma pouco apresenta um risco aumentado de AR. Já para quem fuma até 7 cigarros por dia, este risco é duplicado. Quando os pesquisadores compararam pessoas que nunca fumaram com mulheres que fumaram por até 25 anos, eles descobriram que o risco aumenta com a duração do hábito de fumar.
“Parar de fumar diminui as chances de desenvolvimento de artrite reumatoide. E o risco continua diminuindo ao longo do tempo. Quinze anos após parar de fumar, o risco de AR diminui em até um terço. No entanto, em comparação com pessoas que nunca fumaram, o risco permanece significativamente maior mesmo quinze anos após o abandono do cigarro”, explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, (CRM-SP 60.377), diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.
Parar de fumar é importante por muitas razões de saúde, incluindo o aumento do risco de desenvolver artrite reumatoide para mulheres fumantes. “Mas o risco claramente aumentado de desenvolvimento de AR, mesmo muitos anos depois do abandono do vício, é outra razão forte para parar de fumar o mais rapidamente possível”, destaca o médico.
CONTATO:
Site: http://www.iredo.com.br/site/
E-mail: cont...@iredo.com.br
Blog: http://blogdoreumato.zip.net/
Facebook: https://www.facebook.com/sergiolanzotti

Estocolmo pode ter prédio de 34 andares construído em madeira

Estocolmo pode ter prédio de 34 andares construído em madeira
13 de Junho de 2013 • Atualizado às 16h44






Um prédio de 34 andares construído em madeira. Essa é a proposta do escritório dinamarquês de arquitetura C.F. Moller. O projeto foi desenvolvido para um concurso, cujo intuito é reunir ideias para residências particulares para a cidade de Estocolmo, na Suécia.
A escolha pela madeira como principal matéria-prima do projeto deve-se à sua durabilidade, flexibilidade e também aos benefícios que a escolha pode ter no meio ambiente. De acordo com o site do escritório, o uso da madeira impede a geração de resíduos e também contribui para o sequestro de carbono.
“A madeira tem baixo peso, mas é uma estrutura de suporte de carga muito forte em comparação com a sua leveza”, informa a página dos arquitetos. Apenas o núcleo do edifício será feito em concreto, todo o restante: janelas, paredes, teto, pilares, entre outras coisas, serão em madeira, o que garante também melhor conforto térmico.
Para tornar a construção ainda mais sustentável, foi tido um cuidado específico com a estrutura dos apartamentos, de modo que o uso também tenha impactos reduzidos. Assim, as residências serão equipadas com sistemas de economia de energia; a varanda será coberta por vidros, para maximizar o aproveitamento da luz natural; e o edifício terá sistemas fotovoltaicos instalados em seu telhado.
Os moradores ainda poderão desfrutar de espaços comuns, como café, lojas, centro de fitness, área de lazer, bicicletários, entre outras coisas. Os arquitetos também informam que o prédio deve contar com uma horta comunitária.
Redação CicloVivo

Ciclo ponte...






Publicado em 12/06/2013
An older example of a cycle bridge over a motorway in the Netherlands. This bridge from the early 1980s was built over the A28 near Utrecht, a motorway which only opened in 1985.