domingo, 9 de junho de 2013

Vizinhos fazem vaquinha e doam bikes para policiais fazerem ronda

09/06/2013 - 02h00

Vizinhos fazem vaquinha e doam bikes para policiais fazerem ronda

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1292200-vizinhos-fazem-vaquinha-e-doam-bikes-para-policiais-fazerem-ronda.shtml

ANA KREPP
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Policiais de bases comunitárias da Vila Gumercindo e do Jardim da Saúde, na zona sul de São Paulo, passaram a utilizar bicicletas doadas pelos próprios moradores dos bairros para fazer rondas.
O pedido de ajuda partiu da própria Polícia Militar aos moradores e comerciantes, que atenderam e doaram oito bikes às duas bases.
Segundo o sargento Rogério Godoy, que atua na Vila Gumercindo, os policiais eram obrigados a fazer rondas a pé quando o único carro disponível para os policiais realizarem a tarefa quebrava.
"Nossa viatura volta e meia quebra e demora mais ou menos um dia para consertar. Nesse período, só fazíamos o policiamento a pé."
Jorge Araújo-08.jun.13/Folhapress
Bases comunitárias da PM na região do bairro da Saúde ganharam seis bicicletas de moradores para fazer Ronda pelo bairro
Bases comunitárias da PM na região do bairro da Saúde ganharam seis bicicletas de moradores para fazer Ronda pelo bairro
Godoy diz que os quatro quilômetros patrulhados pelas duas bases comunitárias são "muito puxados" para serem percorridos a pé.
As rondas, já de bicicleta, são feitas das 8h às 16h. Após esse horário, usa-se carro.
Lúcio do Nascimento trabalha em um supermercado que doou quatro bicicletas. "A bike facilita o dia a dia dos policiais que fazem ronda a pé. Tem um benefício de saúde até para o próprio policial, que precisa se exercitar".
O padre Adair Diniz, 61, diz que a bicicleta torna mais ágil o trabalho dos policiais. "Foi uma boa ideia ter os policiais porque se houver ocorrência eles chegam mais rápido."
Os moradores acreditam, também, que o patrulhamento de bicicleta vai aproximar a PM da população.
"Quando os policiais fazem ronda com carro, não param para conversar, mas de bicicleta, sim", diz Hélia Maria, 53, do Jardim da Saúde.
O sargento Godoy teve a ideia de usar bikes após perceber que em Santos, cidade onde mora no litoral paulista, esse tipo de patrulhamento é comum. "Não precisa de habilitação, é só seguir as regras de trânsito. É também uma forma de incentivar a população a andar de bike."

Crianças do Peti participam de ações educativas no Bosque dos Papagaios

MEIO AMBIENTE: Crianças do Peti participam de ações educativas no Bosque dos Papagaios

ImprimirPDF


Para encerrar a programação da semana do meio ambiente, o Bosque dos Papagaios recebeu nesta quarta feira (5), os integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As crianças conheceram a estrutura do local e participaram de atividades educativas sobre preservação ambiental.

Ao todo, 90 crianças e adolescentes participaram da programação que inclui a realização de trilhas ecológicas pelo Bosque e palestras educativas sobre a importância e os cuidados com o meio ambiente. Os integrantes também conheceram as aves e animais abrigados no Bosque.

Segundo a integrante do Peti, Dani Kelly da Silva, 13, ações como essa proporcionam mais conhecimento às pessoas. “Informar toda a população, inclusive as crianças e adolescentes, é essencial porque se não preservamos agora, podemos acabar com o nosso planeta. Tudo tem sua função: plantas, lagos e rios. O local em que vivemos deve ser preservado para garantir o equilíbrio ambiental. Devemos ter a consciência que precisamos de um ambiente saudável para sobreviver”, disse Dani Kelly.

As atividades iniciaram na segunda feira (3), recebendo aproximadamente 50 pessoas por dia, além de 200 alunos divididos nos períodos da manhã e tarde. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com a natureza. Para a educadora do Bosque Monalisa Miranda, essa é uma ação de extrema importância.

“O trabalho realizado no Bosque nos dá a oportunidade de atrair pessoas para um local diferenciado. Aqui, tudo é voltado para a conscientização sobre a importância da conservação da natureza para nossa sobrevivência. É essencial trabalhar esse tema com os integrantes do Peti, pra que eles possam repassar tudo que é aprendido para as pessoas do seu convívio,” afirmou Monalisa.