sustentabilidade03 233x300 Buscando a excelência em sustentabilidade
A Iniciativa Global para Índices de Sustentabilidade (GISR, em inglês) lançou esta semana a versão Beta de um conjunto de princípios centrais como parte de uma ação internacional para buscar excelência em pesos, índices e rankings de sustentabilidade corporativa.
GISR foi lançada com o objetivo de acreditar, ou certificar, outros índices, rankings e medidas de sustentabilidade para permitir a aplicação de seu padrão de excelência no desempenho das empresas em sustentabilidade. A ONG, formada por uma coalizão de investidores institucionais (grandes fundos de investimento) e empresas, não vai avaliar a sustentabilidade das empresas. Vai avaliar os índices e outras medidas utilizadas por diferentes agências e empresas de consultoria com esta finalidade.
Atualmente existem mais de 100 avaliações (notas com pesos), rankings (listas hierarquizadas) e índices utilizados para avaliar o desempenho em sustentabilidade de mais de 10.000 companhias. Eles usam mais de 2.000 indicadores de desempenho corporativo em sustentabilidade. – Essa abundância de informação sobre sustentabilidade pode parecer um bônus para os investidores – mas ela produz muito ruído e confusão disse Mindy Lubber, presidente da Ceres, ao anunciar a iniciativa do GISR no congresso anual da organização nos primeiros dias deste mês em São Francisco. – No mesmo ano, empresas que têm altas notas em um sistema de avaliação podem ter notas baixas em outros, frequentemente confundindo investidores, empresas e diminuindo a eficácia potencial das avaliações para mover os mercados rumo a resultados mais sustentáveis.
O desafio que o GISR se propõe é acelerar a integração das dimensões ambiental, social e de governança e os respectivos indicadores para orientar melhor as decisões de invesitmento. Para fazer isso, está formulando um novo padrão de medida que dê aos investidores, àas companhias e aos afetados pelas ações das empresas (stakeholders) uma ferramento para reconhecer a verdadeira excelência em sustentabilidade corporativa.
– O objetivo do GISR’s é criar um marco padrão de referência (benchmark) para excelência que aumente a confiança do investidor nas avaliações de sustentabilidade – disse Mark Tulay, diretor de programa do GISR.
A Versão Beta dos 12 Princípios, do modelo que será utilizado para acreditar as avaliações, que incluem: Transparência, Imparcialidade, Melhoria Contínua, Inclusividade, Confiabilidade, Materialidade, Abrangência, Contexto da Sustentabilidade, Horinzonte de Longo Prazo, Cadeia de Valor, Equilíbrio e Comparabilidade está disponível para análise no site: www.ratesustainability.org. O período de comentários públicos será aberto no dia 1o de Junho e fechará no dia 31 de Julho.
* Publicado originalmente no site Ecopolítica. 
(Ecopolítica)