Entre as iniciativas da R20 estão a identificação das melhores tecnologias e políticas públicas e a facilitação de financiamento dos projetos de baixo carbono, além do compartilhamento de boas práticas em programas e projetos climáticos.
Schwarzenegger apresentou o “Estudo de Iluminação Pública da Cidade do Rio de Janeiro”, com tecnologia LED, criado por sua ONG em parceria com a Rio Luz e Secretaria de Conservação.
Ele ainda entregou um plano de ação para implantar lâmpadas de LED em todo o sistema de iluminação pública da cidade. As lâmpadas permitiriam diminuir em 50% o consumo energético e pode representar uma economia de US$ 30 milhões anuais, segundo dados do estudo.
O ator ressaltou que a sustentabilidade é o seu novo foco, como foi o fisiculturismo e a política. Disse também que os cidadãos devem agir e não somente esperar a ação dos governos. "Qualquer cidade do mundo, autoridades regionais, empresários e o setor acadêmico, todos podem tomar iniciativa, não necessitam esperar que o Governo Federal ou a ONU atuem", afirmou o ator e político durante a assinatura dos convênios, que aconteceu na sede da Fundação Dom Cabral no Rio de Janeiro.
Participaram do evento o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral da Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), Kandeh Yumkella, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, o secretário municipal de Conservação Pública, Marcus Belchior, o secretário de Meio Ambiente de São Bernardo, Frank Aguiar, além de prefeitos e representantes de empresas do ramo de sustentabilidade.
Com informações da EFE
Terra