sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mineração de asteroides...é sustentável?


24/01/2013 - 07h00

Deep Space Industries é a segunda empresa a se voltar para a mineração de asteroides

DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1219280-deep-space-industries-e-a-segunda-empresa-a-se-voltar-para-a-mineracao-de-asteroides.shtml

A Deep Space Industries, empresa americana focada na mineração espacial, anunciou ontem (22) que vai lançar, a partir de 2015, pequenas sondas espaciais para explorar os minerais e outros recursos encontrados nos asteroides em nosso Sistema Solar situados entre as órbitas de Marte e Júpiter.
A empresa acredita que os humanos estão prontos para começar a colher recursos do espaço para o uso no espaço em missões espaciais e para aumentar a riqueza e prosperidade das pessoas na Terra.
Por tanto sua missão é localizar, explorar, coletar e utilizar o vasto número de asteroides presentes do cinturão de asteroides do Sistema Solar

Mineração espacial

 Ver em tamanho maior »
Divulgação/Deep Space Industries
AnteriorPróxima
Concepção de sonda de segunda geração voltada para pequenas prospecções em solo asteroide
A estratégia da Deep Space Industries é ser práticos e criativos, dando passos pequenos mas contínuos. As sondas exploratórias que eles devem enviar serão econômicas e criadas com elementos em miniatura de satélites existentes.
Elas vão ser enviadas ao espaço a um preço acessível, pegando carona em lançadores de missões maiores usados para transportar astronautas ou grandes satélites de comunicação.
Com esses planos a Deep Space Industries está começando a buscar investidores e clientes para suas atuações. E também está trabalhando junto à Nasa e outras entidades para descobrir os primeiros asteroides mais promissores para a exploração de minerais.
Os planos deles são lançar sondas pequenas de até 25 kg em 2015 e a partir de 2016 enviar sondar mais pesadas de 32 kg capazes de contatar os asteroides e iniciar a análise no local.
A recém-lançada Deep Space Industries é a segunda empresa a se voltar para a prospecção e exploração de minerais presentes em asteroides. A primeira foi a Planetary Resources, criada em abril de 2012 pelo presidente da Google, Larry Page, e pelo cineasta James Cameron.