domingo, 17 de março de 2013

Green goal contra?


Secretário nomeia ex-assessores para comando de parques

Ao menos 15 áreas, a maioria na zona leste, já tiveram seus administradores substituídos pela nova gestão
Ricardo Teixeira (PV), que deve ser candidato a deputado em 2014, nega o aparelhamento da secretaria do Verde
DE SÃO PAULO
Ao menos 15 parques de São Paulo, quase todos da zona leste da cidade, já tiveram seus administradores trocados pela atual gestão.
Alguns deles se queixam de terem sido retirados do cargo sem receberem explicações da prefeitura.
Segundo funcionários dos parques ouvidos pela Folha, novos "síndicos" não têm familiaridade com o tema. Seus currículos mostram que a maioria não possui experiência em gestão ambiental.
O responsável pelo troca-troca é o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira.
Vereador licenciado pelo do PV, Teixeira nomeou para administrar os parques Santa Amélia e Benemérito Brás dois de seus ex-assessores parlamentares na Câmara.
Teixeira -que deve ser candidato a deputado estadual em 2014- nega o aparelhamento da secretaria.
"Muitos foram trocados porque não trabalhavam direito. Alguns deles nem era m encontrados com frequência em seus locais de trabalho", afirmou, sem citar nomes.
Teixeira era a segunda opção do prefeito Fernando Haddad (PT) para a pasta. O primeiro escolhido, o também vereador Roberto Trípoli (PV), desistiu antes da posse.
Teixeira e Trípoli são do mesmo partido de Eduardo Jorge, que comandou a pasta entre 2005 e 2012, nas gestões de José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD).
Entre os novos administradores dos parques, apenas um tem formação superior na área ambiental.
Os outros, apesar de terem curso superior, não possuem experiências no setor.
Cursos listados nos currículos dos administradores foram feitos pela internet, alguns deles com duração de cerca de 40 horas.
De acordo com a legislação em vigor, todos os administradores de parques precisam ter formação superior. Em alguns casos, dependendo do local, eles precisam ter formação específica na área ambiental.
A legislação, entretanto, é vaga, e não determina que tipo de curso na área é necessário. Os salários para o cargo variam entre R$ 2.800 a R$ 4.000. A região e o tamanho do parque é que influenciam no valor recebido.
"O nosso RH disse que são legais os cursos apresentados. Não precisa ser curso superior na área ambiental", diz Teixeira. "Vamos fazer uma boa gestão dos locais."
Até agora, Teixeira já exonerou mais de cem pessoas na Secretaria do Verde.(EDUARDO GERAQUE E EVANDRO SPINELLI)

    Juiz proíbe protestos até em rede social contra prédio na Vila Mariana


    Juiz proíbe protestos até em rede social contra prédio na Vila Mariana

    Decisão impede que ativista faça manifestação no Facebook e num raio de 1 km da construção
    Militante diz que obra é em área de proteção; empresa nega e diz que ação de ambientalista "passou dos limites"
    PEDRO IVO TOMÉCOLABORAÇÃO PARA A FOLHAVANESSA CORREADE SÃO PAULO
    O engenheiro agrônomo e advogado Ricardo Fraga Oliveira, 49, foi proibido pela Justiça de São Paulo de protestar contra a construção de um condomínio na Vila Mariana, zona sul de São Paulo.
    De acordo com a decisão, Oliveira está impedido de fazer qualquer manifestação, "discursos com megafones, ou em carros de som, afixação de cartazes e faixas", em um raio de 1 km ao redor do do empreendimento, que ele alega estar sendo erguido em área de proteção ambiental.
    O engenheiro também não pode publicar qualquer comentário na internet contestando a criação das três torres com 162 apartamento na rua Conselheiro Rodrigues Alves. Os imóveis estão à venda.
    Oliveira é fundador do movimento "O outro lado do muro -intervenção coletiva", responsável por protestos nos muros da construção. O movimento tem uma página no Facebook com 1.241 seguidores.
    Desde junho de 2011, ele e a Mofarrej Empreendimentos, responsável pelo futuro condomínio, estão em guerra por causa do projeto.
    A briga foi parar nos tribunais, quando a construtora pediu uma indenização por dano moral. De acordo com a Mofarrej, as manifestações "passaram do limite".
    "Ele está lá praticamente todo sábado, já contratou escola de samba e interceptava compradores, dizendo 'não compre'", diz Daniel Sanfins, advogado da Mofarrej.
    Na decisão, o juiz Adilson Aparecido Rodrigues Cruz, da 34ª Vara Cível, diz que o ativista provoca "estardalhaço" e atrapalha a comercialização de empreendimento cuja obra está autorizada.
    O movimento e a construtora discutem a existência de um córrego no terreno, o que impediria a construção.
    No ano passado, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, na qual Oliveira trabalha, suspendeu a autorização da obra após pedido de moradores da região.
    Em fevereiro, porém, a empresa conseguiu uma liminar para voltar a construir.
    A decisão foi baseada em um parecer da Cetesb (agência de preservação ambiental do Estado), que constatou a inexistência do córrego.
    Oliveira diz que vai recorrer. "Fui alijado do direito de me manifestar."

    Dia Mundial da Água e incentiva consumo consciente


    09/03/2013 - 08h00

    Exposição marca Dia Mundial da Água e incentiva consumo consciente

    DE SÃO PAULO

    http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1241043-exposicao-marca-dia-mundial-da-agua-e-incentiva-consumo-consciente.shtml

    O consumo consciente da água é tema de exposição que abre no domingo (10) na estação Clínicas do Metrô de São Paulo. A mostra "Gotas", da artista plástica Andrea Laybauer, marcará também as comemorações do Dia Mundial da Água, em 22 de março.
    "Pretendemos com este evento levar a questão da conservação da água para o público em geral", diz a diretora da Editora Cultura Sub, Ana Carolina Xavier, responsável pela organização da mostra.
    A exposição terá 26 imagens --11 delas inéditas-- criadas pela artista por meio da macrofotografia, técnica que consiste no congelamento do exato momento do choque de uma gota d'água em uma superfície líquida e a reflexão da imagem.

    Mostra marca Dia Mundial da Água

     Ver em tamanho maior »
    Divulgação
    AnteriorPróxima
    Exposição no metrô Clínicas terá obras da artista Andrea Laybauer; exposição terá 26 imagens, das quais 11 são inéditas
    As obras conseguem trazer para o espectador elementos que existem, mas que não são percebidos por serem detalhes pequenos, alguns milimétricos, que acontecem em frações de segundos.
    As imagens da artista também ressaltam o objetivo da mostra: conscientizar o público sobre a escassez de água no planeta.
    "Queremos alertar a sociedade para o consumo consciente de água", afirma Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de marketing e comunicação da Veolia Water, empresa de tratamento de água que patrocina a exposição.
    "Uma pessoa precisa, em média, de 50 litros de água por dia para viver. No Brasil, o consumo é acima desse valor, já que consumimos diariamente cerca de 180 litros", diz Béatrice.
    "Os brasileiros estão começando a usar a água de maneira consciente, mas ainda tem de melhorar porque, por exemplo, ainda tem muita gente que varre a calçada com a mangueira em vez de usar uma vassoura", ressalta a gerente. "No dia a dia são as pequenas coisas que podem se transformar em grandes prejuízos"
    Exposição Gotas. Estação Clínicas (Linha 2 - Verde do Metrô). Av. Dr. Arnaldo, 555, Pacaembu, zona oeste, São Paulo, SP. De 10/3 a 30/4. Dom. a sex.: das 4h40 às 00h18. Sáb.: das 4h40 à 1h. Entrada gratuita.
    CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
    • Tome banhos mais curtos. Um banho de 15 minutos, em uma casa, consome 135 litros de água. Um de 5 minutos, apenas 45 litros.
    • Diminua a vazão das válvulas de descarga.
    • Prefira usar regador à mangueira em jardins e hortas.
    • Não lave calçadas com água; use uma vassoura.
    • Equipamentos como o restritor de vazão, a popular "peneirinha", instalados em torneiras, reduzem, em média, 50% do consumo de água.
    • Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana.
    Fonte: Sabesp