quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cientistas chineses descobrem vínculo entre demência e o cigarro

Cientistas chineses descobrem vínculo entre demência e o cigarro
  2013-02-21 22:00:58  cri
  http://portuguese.cri.cn/561/2013/02/21/1s162811.htm

     Uma equipe de pesquisa liderada por cientistas chineses relacionaram a fumaça do cigarro a riscos mais altos de demência, segundo noticiou nesta quinta-feira o Health News, um jornal nacional concentrado em saúde.
  Os resultados da pesquisa, publicados no jornal britânico Occupational and Environmental Medicine, concluiu que a fumaça ambiental do tabaco (ETS, na sigla em inglês), incluindo fumo voluntário e involuntário, deve ser considerada um fator de alto risco em síndromes severas de demência.
  A pesquisa foi conduzida por uma equipe da Universidade de Medicina de Anhui, em cooperação com cientistas britânicos e norte-americanos.
  A equipe entrevistou 5.921 pessoas de 60 anos ou mais em cinco províncias na China de 2007 a 2009. Eles usaram modelos científicos para calcular o risco relativo de demência severa e moderada entre entrevistados afetados pela ETS.
  De acordo com os resultados, 626 participantes, ou 10,6% do total, sofrem de demência severa, e 869 pessoas, ou 14,7%, de síndromes moderadas.
  Entre eles, 292 fumantes ou fumantes passivos, ou 13,6% dos participantes expostos à ETS, têm demência severa, uma proporção maior que os 8,9% entre o grupo de não afetados pela ETS.
  O estudo ainda revelou que entre os expostos à ETS por mais de 40 anos, o risco de demência severa aumentou para 19,3%, mostrando uma relação positiva entre a intensidade da exposição à ETS e a taxa de demência severa.
  A pesquisa não descobriu a correlação entre a exposição à ETS e a demência moderada.
  O Occupational and Environmental Medicine é um jornal internacional conhecido no setor sobre desenvolvimentos na saúde occupational e ambiental em todo o mundo. Fim
(por Xinhua)

Veja as 9 tendências de inovação para a sustentabilidade em 2013


Veja as 9 tendências de inovação para a sustentabilidade em 2013


21 de fevereiro de 2013 
article-image
Leia abaixo as principais tendências de inovação e desafios para a sustentabilidade identificadas pela Revista Sustentabilidade. Alguns, como energia solar, foram previstos em 2011 em publicação especial sobre energia, outros são continuação de debates ainda não concluídos enquanto, alguns, são movimentos que vêm se firmando silenciosamente.
Você concorda com eles? Participe de nossa enquete sobre as inovações para a sustentabilidade em 2013.
1. ENERGIA SOLAR DE GRANDE PORTE – Este ano, começam a sair do papel novas usinas de energia solar fotovoltaica. De um lado, a chamada da Aneel estimulou projetos de P&D da elétricas do setor, do outro o barateamento da tecnologia abrirá espaço para empresas contratarem esta energia no mercado livre para atingir metas de redução de emissões, principalmente em um ano quando deverá crescer a geração de energia pelas térmicas.
2. MICROGERAÇÃO DISTRIBUÍDA – A partir da regulamentação da Aneel, residências e empresas podem instalar seus próprios sistemas de geração (solar, eólico, biodigestores etc) para gerar energia, cujo excedente pode ser vendido para as distribuidoras. Empresas estrangeiras já estão posicionadas para abocanhar a maior parte deste mercado. Grande potencial nas áreas rurais começarão a ser desenvolvidos.
3. NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS – Aqui incluem-se também logística reversa. Mais de 2 mil municípios terão que correr para acabar com lixões. Para isso acontecer, será necessário inovação nos contratos com empresas de limpeza pública, introdução de tecnologias de reciclagem para reduzir a quantidade de resíduos enviados para os aterros e monitoramento remoto do transporte dos resíduos, entre outras tecnologias.
4. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Apesar do barateamento das contas, as empresas e edifícios continuarão a apostar na maior eficiência. Em parte, o governo fará seu papel se implementar o Plano Nacional de Eficiência Energética. Novos meios de controlar remotamente o uso da energia em edifícios comerciais e residenciais serão facilitados pela instalação de relógios inteligentes, prevendo o Smart Grid Brasileiro.
5. COMPOSTAGEM E HORTAS URBANAS – Há um movimento silencioso nos grandes centros de hortas urbanas. Aliado atividades de compostagem e com a crise no sistema industrial de produção e alimento, esta tendência começa a firmar. Não se espera grandes avanços este ano, pois ainda é bastante experimental e os gestores públicos ainda não se atentaram para esta oportunidade. No entanto, restaurantes, praças de alimentação, lanchonetes, supermercados e condomínios já entendem que há oportunidades na compostagem de seus resíduos que inclui o plantio de alimentos.
6. CÓDIGO FLORESTAL – O debate continuará. Ninguém está satisfeito, muito menos os ambientalistas. Qual será o resultado? Não se sabe, vai depender do poder de mobilização dos grupos interessados.
7. MOBILIDADE URBANA – Haverá uma grande discussão teórica em torno desta questão, principalmente dominada pelos eixos urbanos RJ-SP. Prefeitos que tomaram posse em todo o país tem recebido esta missão. Vão procurar integrar diferentes modais de transporte (incluindo a bicicleta) aliados a Apps em aparelhos móveis que possa facilitar esta integração.
8. MERCADO DE CARBONO – Vai o não vai? As incertezas sobre as políticas na Europa, o ceticismo nos EUA e a insegurança das empresas, estão afetando este mercado que, aliado a mecanismo de desenvolvimento limpo, poderiam incentivar tecnologias menos emissões. Controverso por excelência – pois é visto como ‘permissão para poluir’ – este mercado é um indicador de quanto o setor produtivo e financeiro se interessa pelo aquecimento global.
9. SISTEMAS DE MONITORAMENTO E PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS – Este ano serão reforçados no Brasil e no mundo sistemas mais eficazes para monitorar e avisar sobre desastres naturais e eventos climáticos radicais. São Paulo e Rio de Janeiro já vem trabalhando neste sentido, enquanto o governo federal tem reforçado as atividades de pesquisa nesta área, com apoio aos municípios.

Enquete:
Quais serão as principais tendências de inovações para a sustentabilidade em 2013
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  




Referência (ABNT):



SPATUZZA A. Veja as 9 tendências de inovação para a sustentabilidade em 2013, 21 fev. 2013. Disponível em: <http://revistasustentabilidade.com.br/veja-as-9-tendencias-de-inovacao-para-a-sustentabilidade-em-2013/>. Acesso em: 24 fev. 2013.