domingo, 24 de fevereiro de 2013

Parque do Vale das Nove Aldeias na China

Vale das Nove Aldeias
http://portuguese.cri.cn/693/2011/11/23/1s142700.htm
  2011-11-23 15:12:07  cri
Jiuzhaigou, Vale das Nove Aldeias, situa-se nas montanhas do noroeste da província de Sichuan. Aos olhos dos orientais que lá chegam, ele é um "paraíso no mundo humano" e para os ocidentais que a visitaram, ele representa um "mundo de fadas".
O Parque do Vale das Nove Aldeias tem uma superfície de 720 quilômetros quadrados sendo a sua maior parte coberta por densas florestas. A boca do vale situa-se a 2 mil metros e o seu pico chega a 4784 metros da altitude. O vale principal se estende por mais de 50 quilômetros em forma da letra Y com três ramificações denominadas respectivamente de Shuzheng, Rize e Zechawa. No vale, há nove aldeias tibetanas, o que deu origem a seu nome.
Antigamente, existiam apenas algumas trilhas aqui e os aldeões tinham poucos contatos com o mundo fora. O isolamento terminou nos anos 70 do século vinte, com a chegada dos estrangeiros, ou talvez, com um grupo de madeireiros.
Em 1978, foi criada a reserva no Vale das Nove Aldeias. No dia 5 de setembro de 1992, Beijing recebeu uma carta da UNESCO, que considerava o vale uma "reserva incrivelmente belo" e que o "Vale das Nove Aldeias deveria ser tombado como patrimônio natural mundial". O mesmo aconteceu em dezembro do mesmo ano.
Mares verdejantes, cataratas sobrepostas, florestas coloridas, picos nevados e estilo tibetano são as cinco maravilhas do Vale. Os dois primeiros tipos de paisagens se destacam como suas especificidades.
Os mares verdejantes são na realidade os lagos de cor de jade. Entrando no vale, depara-se um mundo límpido e todo tranqüilo. Os pequenos lagos misteriosos mostram-se a seus visitantes um mundo sem nenhuma partícula de pó. Os 114 lagos se encontram na ordem de escadarias com a diferença de queda de mais de 1800 metros.
Milhares de lagos do mundo costumam mostrar a beleza de sua suavidade sob o luar. No entanto, sob o efeito da luz solar, os lagos do Vale das Nove Aldeias mostram um mundo harmonioso e silencioso tal como sob o luar.
Água e cor são as almas do Vale das Nove Aldeias. Muitas pessoas não se atrevem a tocar as águas do Vale ao vê-las pela primeira vez, temendo que as mãos se manchem com suas cores. As águas dos lagos transparentes são coloridas. As cores azul, verde, amarelo, vermelho juntam-se em um espectrograma natural, ora claro ora escuro nas águas.
As águas do Vale das Nove Aldeias são tão transparentes que parecem cristais, sendo visíveis as plantas aquáticas, rochas brancas e areias amarelas finas a 20 a 30 metros de profundidade de água. Dizem que "nas águas extremamente limpas não há peixes". Mas, há um tipo de carpa sem escamas que vive nos lagos do Vale.
No Vale das Nove Aldeias há 17 conjuntos de cataratas de dimensões diferentes. A grande maioria delas não cai diretamente do alto de precipícios, mas deslizam em suas escadarias. No curso superior do rio, há muitos lagos e matas fechadas. Quase todas as cataratas atravessam os bosques criando-se assim uma paisagem única em que as árvores crescem nas águas e as águas transcorrem pelas florestas. A catarata de Nuorilang é a mais larga com 2365 metros de largura e mais de 270 metros de altura, sendo assim a paisagem-símbolo do Vale das Nove Aldeias. 

Como se criaram os lagos e as cataratas do Vale das Nove Aldeias e onde estão os mananciais de seus rios?
Segundo os geólogos, os lagos do Vale são produtos do movimentos de geleiras, em que as terras se empilharam na boca do vale obstruindo os rios. Exemplo disso é o lago de Changhai, o maior lago no Vale. Situado a 3120 metros acima do nível do mar e com uma extensão de cerca de 7 quilômetros, cujo ponto mais profundo atinge 80 metros, o lago reúne as águas da neve e não tem saída na superfície da terra. A sua drenagem depende da evaporação e dos canais subterrâneos. Na temporada de chuva, o lago não se transborda e na temporada de seca, ele não fica seco. No pleno inverno, as águas se congelam e do fundo do lago, ouvem-se grandes estrondos. Os habitantes tibetanos locais dizem que isso é o "canto do dragão".
E mais lagos e cataratas foram criados pela queda do corpo de montes e enxurradas, que obstruíram o vale. Depois, as acumulações ficaram calcificadas tornando-se as "decorações" do Vale. As águas do Vale das Nove Aldeias são ricas em bicarbonato de cálcio. Sob as influências de diversos fatores, o bicarbonato de cálcio se transforma em travertino acumulando-se no fundo dos lagos e do Vale. Passados anos e anos, os travertinos formam-se em muitos "diques" grandes ou pequenos. As águas passam por estes diques tornando-se grandes ou pequenas cataratas.
O conjunto dos lagos de Shuzheng é típico do fenômeno. Composto por 19 lagos, o conjunto se estende por mais de 5 quilômetros com uma queda de cerca de 100 metros. O menor lago do conjunto tem apenas vários metros quadrados. O maior deles, cobre mais de mil metros quadrados. A altura dos diques de travertino varia entre vários centímetros e vários metros. Nos diques amarelados, crescem espécies de árvores como salgueiros, pinheiros e abetos.
Em algumas partes do Vale, crescem nas águas os juncos, que parecem as miniaturas em vasos de flores.
A mais famosa área de travertino é a Área das Pérolas, que se localiza a cerca de 2500 metros de altura se estende por 189 metros de comprimento e 112 metros de largura, onde os travertinos se acumulam no fundo das águas parecendo cachos de pérolas.
Em alguns casos, o aumento da altura dos "diques" eleva a superfície das águas no curso superior. Exemplo disso é o lago de Wolong, que se localiza a 2215 metros de altura. O lago tem 22 metros de profundidade e uma área de mais de 60 mil metros quadrados. Através da superfície plana das águas como um espelho, pode-se ver um grande dique de cor amarelada em baixo da água parecendo um dragão.
Caídas nas águas, muitas árvores não ficam podres durante muitos anos por serem embrulhadas de travertinos e plantas aquáticas, além da baixa temperatura das águas.
No Vale das Nove Aldeias, cada lago tem suas cores misteriosas e imagináveis por seres humanos, até muitos pintores reconheceram não conseguir combinar as cores tão ricas como nos lagos. O lago das Cinco Flores se situa a 2472 metros de altura, tem 5 metros de profundidade e uma área de mais de 90 mil metros quadrados. As águas brilhantes mostram um acervo de cores: verde clara, azul escura, púrpura, amarela, alaranjada, ...
Além das águas e suas cores, as florestas são mais uma especificidade do Vale das Nove Aldeias. A metade das áreas do sitio estão cobertas de florestas primitivas. Devido às mudanças dos climas verticais, as florestas, desde o sopé até o cume das montanhas, dividem-se em paisagens verdes, amarelas e brancas e se caracterizam de acordo com a mudança das estações.
O inverno no Vale das Nove Aldeias compreende o período desde outubro até abril do ano próximo e as nevascas são freqüentes. Nestes momentos, os lagos são congelados e as cataratas tornam-se obras da escultura em gelo.
O Vale das Nove Aldeias abriga 170 animais selvagens, 141 espécies de pássaros e cerca de 3 mil espécies de plantas, entre os animais, os pandas gigantes devem ser os "habitantes" mais antigos.



Não basta apenas a inspeção veicular...

Beijing elimina veículos velhos para combater poluição
  2012-12-21 09:18:50  cri


Devido às preocupações com sua qualidade do ar, Beijing intensificou os esforços para eliminar gradualmente os veículos motorizados velhos e altamente poluentes, disse o órgão local de proteção ambiental.
Nos últimos dois anos, 515 mil veículos motorizados obsoletos foram retirados das ruas da cidade, superando a meta de 400 mil veículos estabelecida pelo Plano Quinquenal de Desenvolvimento Municipal (2011-2015), segundo o Departamento de Proteção Ambiental Municipal de Beijing.
Os veículos motorizados contribuem com cerca de 22,2% dos dados da cidade do índice PM2,5, que mede partículas menores que 2,5 micrômetros no ar, e os veículos velhos liberam mais poluentes, disse Fang Li, porta-voz do departamento, citando uma análise sobre as fontes de poluição na cidade.
Beijing está sofrendo com a má qualidade de ar, com a média do índice PM2,5 ficando este ano entre 70 e 80 microgramas por metro cúbico, duas vezes o padrão regulamentado de 35 microgramas por metro cúbico.
Fang disse que os veículos motorizados que estão em uso há mais de oito anos representam cerca de 20% da população de veículos da cidade, mas geram mais de 60% da poluição do ar.
"Eliminar gradualmente os veículos motorizados obsoletos é de enorme importância para diminuir os dados de PM2,5 de Beijing", sublinhou Fang.
Enquanto isso, Beijing vem trabalhando para melhorar a qualidade de seu abastecimento de combustível e aplicar padrões de emissões mais rigorosos.
De acordo com o plano municipal de controle da poluição do ar, Beijing espera implementar o padrão estatal VI de emissões, que é equivalente ao padrão Euro VI, até 2016.
O governo municipal de Beijing também impulsionará o uso de veículos verdes no futuro e ampliará o transporte público para que represente metade de todo o trânsito.
Com o objetivo de diminuir os problemas crônicos de trânsito da cidade, Beijing iniciou um programa de sorteio de placas de automóveis em 2011, que permite a emissão de um máximo de 240 mil novas placas para carros privados por ano. (por xinhua)

Calcule a redução na sua conta de luz