sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Minigerador Cappa produz eletricidade em riachos


Minigerador Cappa produz eletricidade em riachos

http://madeinjapan.uol.com.br/2012/12/13/minigerador-cappa-produz-eletricidade-em-riachos/



Proposta é atender consumo local e situações de emergência 
por Henrique Minatogawa
13.12.2012

A Ibasei, empresa japonesa de equipamentos industriais, desenvolveu o Cappa, um gerador compacto de energia hidroelétrica.
A proposta é a instalação desse pequeno gerador em riachos e outros cursos de água, comuns no relevo montanhoso do Japão mesmo dentro de cidades.
“Esta máquina tem um compartimento chamado difusor, (…) que aumenta o fluxo de água pelas pás, enquanto um gerador converte o movimento em eletricidade. Então o controlador e a bateria produzem 100 V de eletricidade a 50-60 Hz que pode ser usada em uma casa”, explicou Norio Kikuchi, diretor da Ibasei, ao DigInfo TV.
“Com água corrente a 2 m/s, o sistema pode produzir 250 Wh. Considerando perdas, cinco destes podem gerar cerca de 1 kW, então este sistema pode ser usado em situações de emergência”, completou.
Segundo Kikuchi, o Cappa é uma fonte de energia para consumo local, descartando a venda de eletricidade.
“[O Cappa] Pode armazenar energia como uma estação de recarga, portanto, ele pode ser usado também para veículos elétricos, se a carga não precisar ser rápida. Esperamos também que ele possa ser usado para revitalizar comunidades, fornecendo energia para atrações turísticas”, finalizou Kikuchi.
Vídeo: DigInfo TV
[N.E. Possivelmente, o nome “Cappa” foi inspirado no “Kappa”, popular personagem do folclore japonês que vive em ambiente aquático.]