domingo, 20 de janeiro de 2013

Programa de reciclagem transforma bitucas de cigarro em plástico

Programa de reciclagem transforma bitucas de cigarro em plástico

Em Trenton

veja os destaques de Meio Ambiente (2013)

Foto 18 de 18 - 18.jan.2013 - Programa de reciclagem transforma pontas de cigarro em plástico. As cinzas são esterilizadas e dissecadas, misturando o papel e o tabaco, enquanto o acetato de celulose, material plástico usado no filtro, é fundido e reciclado. Segundo o criador do projeto, o empresário Tom Szaky, os cigarros são a principal fonte de resíduos mundial e respondem por 37% de tudo o que as pessoas jogam fora Emmanuel Dunand/AFP

Sentado em seu escritório em Trenton, em Nova Jersey, na costa leste dos Estados Unidos, Tom Szaky é o bem sucedido jovem presidente de uma empresa que lançou o primeiro programa de reciclagem de pontas de cigarro exportado ao mundo.
Segundo Szaky, os cigarros são a principal fonte de resíduos do mundo e respondem por 37% de tudo o que as pessoas jogam fora. Como o jovem empresário adora desafios, encontrar uma solução para reciclar esse descarte era um dos seus três grandes objetivos de 2012, junto com o das gomas de mascar e o das fraldas usadas. O programa de coleta de gomas de mascar será lançado no Brasil e o de fraldas usadas, nos Estados Unidos, explicou.
Lançado em maio no Canadá, o programa de reciclagem de pontas de cigarro da sua empresa TerraCycle garante a coleta do material descartado e a transformação das bitucas em plástico. O material, depois, pode ser usado em novos produtos, como cinzeiros. O programa também já foi levado para os Estados Unidos e a Espanha.
O princípio é o mesmo e independente do país: os voluntários, que podem ser pessoas, empresas, organizações de defesa do meio ambiente, coletam as pontas de cigarro e as enviam à sede nacional da TerraCycle, que paga pelo custo do pacote. As cinzas são esterilizadas e dissecadas, misturando o papel e o tabaco, enquanto o acetato de celulose, material plástico usado no filtro, é fundido e reciclado. 
O programa é pago pela indústria do tabaco, de acordo com Szaky. Ele afirma que s empresas do setor ficam satisfeitas em demonstrar uma boa ação perante a opinião pública, e os voluntários recebem pontos para financiar projetos em escolas ou associações de caridade.
A reciclagem de pontas de cigarro não é a primeira operação lançada pelo TerraCycle, uma empresa que há dez anos se especializou em reciclagem e na "transreciclagem" (transformação de um produto reciclado em algo novo e de valor superior) de sessenta maços diferentes.
Entre eles estão embalagens de sucos de fruta, garrafas plásticas, canetas, copos de café, papéis de bombons e escovas de dentes. O sucesso da empresa tem superado as expectativas.
"Recuperamos muito rápido mais de um milhão de cigarros. Organizações formidáveis têm garantido a coleta, e a indústria do tabaco mostrou tanto entusiasmo que lançou o programa nos Estados Unidos e na Europa", comemorou Szaky.
"Nos próximos quatro meses, o programa será lançado na França, na Alemanha, na Suíça, na Áustria, na Noruega, na Dinamarca, na Suécia, na Finlândia e talvez no México", afirmou o jovem nascido há 30 anos na Hungria e criado no Canadá.
Tom Szaky, cuja empresa emprega uma centena de pessoas no mundo, disse que quer chegar em 2013 a novos países da América Latina e do leste europeu. "Quero resolver todos os problemas de resíduos que existem, começando pelos produtos que se pensa que não podem ser reciclados", afirmou.

Vamos Recriar com você na ag21 Macroleste

A arq. Miriam Morata Moraes da Recriar com você visita a plenária do Fórum da Agenda 21 Macroleste em 19/01/13






Cintia, Miriam e a Margarete







Plenária Fórum Agenda 21 – Macro Leste

 http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/plenaria-forum-agenda-21-macroleste/

 Autoria: Arq. Míriam Morata Novaes

Neste sábado 19 janeiro de 2013 participei da Plenária Fórum Agenda 21 Macro Leste, no espaço Benfeitores da Natureza do SESC Itaquera, representando a RECRIAR. O convite foi feito pela Cintia Okamura, socióloga, pesquisadora e educadora ambiental; que desenvolve ações de apoio às Agências Ambientais da CETESB e coordenadora do grupo.
Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades básicas da humanidade.
O capítulo 28 da Agenda 21 global estabelece que “cada autoridade em cada país implemente a Agenda 21 local, tendo como base de ação a construção, operacionalização e manutenção da infra-estrutura econômica, social e ambiental, estabelecendo políticas ambientais locais e prestando assistência na implementação de políticas ambientais nacionais”.
Dentro deste contexto, em junho de 2005, instituiu-se o Fórum da Agenda 21 Macro Leste, com a adesão das 11 subprefeituras que englobam a Zona Leste do município (Aricanduva/Formosa/Carrão, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel, V. Prudente/Sapopemba), como um fórum democrático com participação de organizações da sociedade civil, iniciativa privada e do poder público que se reúne, organiza e trabalha para viabilizar a implantação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da Região Macro Leste que tenha reflexos na Cidade de São Paulo.
Uma das ações priorizadas por este Fórum refere-se ao fomento de políticas públicas para fazer frente aos desafios da atualidade no que se refere aos conflitos da ocupação urbana. Tal tema surgiu diante das questões vivenciadas pelos participantes desse fórum na realidade local principalmente no que se refere a ocupações irregulares e em áreas de risco, bem como pelas dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos próprios órgãos públicos e instituições que lidam com o assunto.
Sendo assim, foi deliberada na plenária do Fórum Agenda 21 Macro Leste de junho de 2010, após reunião prévia com os Defensores Públicos da Região Leste, a realização de um encontro ampliado com o tema “Conflitos da Ocupação Urbana: ocupação irregular em APP e áreas de risco”, que aconteceu em 05 de agosto de 2010, e teve a participação das instituições que lidam com o assunto e que muitas vezes enfrentam situações de conflito entre elas próprias.

A proposta é a RECRIAR trabalhar junto no “GT Conflitos da Ocupação Urbana: ocupação irregular em APP e áreas de risco”. O objetivo do grupo é repensar de forma ampla a questão “meio ambiente e moradia” através da formulação de uma nova forma de se fazer políticas públicas de forma participativa, principalmente um “pacto socioambiental na zona leste” e evitar confrontos futuros.  Abrir um caminho inédito para o diálogo e para a construção de um novo modelo na constituição de parcerias entre as diversas instituições de forma voluntária baseada na ambiência e cultura de paz.
Desse grupo de trabalho participam representantes de instituições estaduais como a Defensoria Pública, Cetesb, Sabesp; das instituições municipais como Habitação, Verde e do Meio Ambiente, Subprefeituras , Defesa das Águas, Defesa Civil, Saúde, Educação, Assistência Social, Representantes dos Cades Regionais; além dos Representantes do Fórum Macro Leste, Comunidade envolvida, entre outros.
No momento, esse Grupo de Trabalho está construindo um “plano de urbanização” participativo para o exercício de uma nova forma de parceria que possa construir um novo modelo. E assim,  está sendo possível buscar uma solução integrada inédita: A “regularização fundiária sustentável”, na prática, a RECRIAR tem como meta fazer pesquisa, capacitação e construção de casa popular sustentável de baixo custo (R$ 5.000,00) e tentaremos unir nossos objetivos e realizar esse desafio juntos.
Agradeço ao Fred do “Parques Sustentáveis” e todos que receberam nosso trabalho e projeto com respeito e atenção. Que esta parceria possa produzir muitos frutos para muitos seres.
Leia mais: http://forumag21macroleste.webnode.com.br/
Conheça nosso parceiro – http://parquessustentaveis.blogspot.com.br/
Arq. Míriam Morata Novaes


Habitação Popular


Ruas de São Paulo revelam história da cidade; veja fotos


20/01/2013 - 11h08

Ruas de São Paulo revelam história da cidade; veja fotos

DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1216929-ruas-de-sao-paulo-revelam-historia-da-cidade-veja-fotos.shtml


No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo comemora 459 anos. A partir da segunda metade do século 20, as ruas da capital ganharam novos edifícios e paisagens.
Para relembrar essa época, a Folha selecionou algumas imagens de ruas e dos principais bairros da cidade.

As fotos selecionadas fazem parte do acervo da Folha.
Para conhecer mais sobre a história de algumas ruas da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza na página do Arquivo Histórico de São Paulo um serviço de busca em que é possível saber a origem dos nomes das ruas.

usina com força das ondas é o primeiro da América Latina





banner-energia-limpa


Ceará incentiva produção de energia limpa





Seg, 11 de Junho de 2012 16:57
O Ceará é conhecido como a Terra da Luz. Mas também pode ser  considerado a terra dos ventos e das marés quando o quesito é o uso de  fontes alternativas de energia. O Estado tem usinas eólicas, solar  e das marés que, somadas, produzem atualmente em torno de 524 MW (Mega Watts) de energia limpa. Este número será dobrado já neste ano, quando  542 MW do leilão de energia eólica realizado em 2009 estiverem  implementados, fechando o ano em mais de 1060 MW , representando mais  de 66% de toda a energia consumida no Ceará atualmente, em torno de 1600 MW.

Boa parte desta fonte renovável vem da energia eólica. Foram  investidos cerca de R$ 2 bilhões para implantar os 17 parques em solo  cearense que geram 518,9 MW, colocando o Ceará em primeiro no ranking  em potência instalada oriunda da energia dos ventos. O Estado é líder  neste mercado, com 35% da potência nacional, segundo dados da  Associação Brasileita de Energia Eólica (ABEEolica).

A Usina Fotovoltaica de Tauá, inaugurada no ano passado, gera   atualmente 1 MW de energia mas possui potencial para chegar a 50 MW e  representa o início desta nova fonte que o Ceará possui, com  incidência dos raios superior à média nacional. Para incentivar o uso  desta fonte alternativa o Ceará lançou no ano passado o Atlas  Solarimétrico, com dados produzidos pela Fundação Cearense de  Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O Ceará também é pioneiro na produção de energia das marés. No Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, funciona uma usina com força das  ondas. O protótipo, apesar de gerar pouca energia, 100 KW (o suficiente para o consumo de 60 famílias) é o primeiro da América  Latina. O Estado do Ceará cedeu o espaço para a pesquisa que poderá  representar novos investimentos e mais geração de energia limpa no  futuro.

A usina de ondas será apresentada oficialmente durante a Rio + 20.  A  energia produzida pela movimentação de boias flutuadoras gera energia,  que aciona bombas, gerando a energia acumulada em baterias. A  constância das marés existente no Estado propicia um aproveitamento  melhor do que a implantação de equipamento semelhante em locais com  ondas mais altas, porém mais inconstantes.

Saiba mais
- A energia gerada pela energia das marés será consumida no próprio porto;
- A expectativa é chegar ao ano de 2014 com mais de 1200 MW de energia oriunda de fontes renováveis;
- Ao contrário do que se pensa a energia produzida em um estado não é,  necessariamente, consumida no mesmo. Indústrias e empresas compram   esta energia em leilões;
- O estoque de energia é gerenciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

11.06.2012

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Marcos Cavalcante/Luiz Guedes
(85) 3216-3763 e (85) 8898-4318