quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Parabéns aos colegas técnicos de carreira que passaram pela SVMA e que foram nomeados como subprefeitos da cidade de São Paulo!

fonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_cidade/index.asp?c=1&e=20130102&p=1&clipID=79UCGMB9VEON3eF6Q1V1BRQ0AKL



Por uma cidade mais sustentável!





...................................................................


Programa Cidades Sustentáveis será adotado por 191 prefeitos eleitos em outubro


Publicado em: 12/12/2012 - 16:51

 
Fonte: Agência Brasil

Dos candidatos vitoriosos às prefeituras do país nas últimas eleições, 191 devem adicionar às suas plataformas de governo as metas estabelecidas no Programa Cidades Sustentáveis, proposto pela Rede Nossa São Paulo, de acordo com balanço divulgado hoje (5) pela organização não governamental na capital paulista.
O programa foi lançado em agosto e apresentado para adesão a todos os candidatos às prefeituras do país, oferecendo metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança. O objetivo é colocar a sustentabilidade na agenda dos partidos políticos e candidatos para que os eleitos incorporem as metas propostas aos seus programas de governo. No total, 555 candidatos aderiram à iniciativa.
Quando analisadas as regiões, o Sudeste teve 79 dos signatários eleitos, seguida pelo Sul com 48, Nordeste com 28, Centro-Oeste com 25 e o Norte com 11. Das 191 cidades com prefeitos comprometidos com as metas, 137 têm menos de 200 mil habitantes. De todas as capitais brasileiras, os candidatos a prefeituras de 20 capitais assinaram o compromisso.
Mesmo depois das eleições, a Rede Nossa São Paulo continua incentivando os prefeitos eleitos que não assinaram o compromisso a aderirem. A lista dos prefeitos eleitos que são signatários da carta compromisso do Programa Cidades Sustentáveis pode ser consultada na internet.
O programa é composto por 100 indicadores, em 12 eixos, utilizados para o diagnóstico da sustentabilidade em áreas urbanas, mostrando metas e sugestões baseadas em exemplos internacionais que deram certo e que podem ser implementados no país. Ao assinar o compromisso, os candidatos aceitam também prestar contas do andamento do processo.
De acordo com o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, o programa dá aos prefeitos todas as ferramentas para implementação do projeto. 'O candidato que assina tem que fazer um diagnóstico da cidade em 90 dias e estabelecer metas do que ele pretende ate o final da gestão, reportando periodicamente sobre o andamento'.
Grajew explicou que a Rede Nossa São Paulo está elaborando um curso, que deve começar a ser ministrado em fevereiro, para capacitar prefeitos e gestores da administração pública municipal a traduzir o compromisso em ações.
Ele disse ainda que a expectativa é que o prefeito eleito Fernando Haddad dê andamento a projetos iniciados na gestão anterior, além de começar a implantar novas políticas públicas que atinjam as metas propostas pela entidade. 'Ele está bem consciente dos compromissos que assinou. E também de como elaborar um plano de metas factível, porque usou um plano de metas negativo como exemplo e aprendizado', explicou Grajew.
'O novo prefeito vai precisar de competência, vontade política e engajamento da sociedade. São Paulo é uma cidade rica e tem essa relação favorável com o governo federal. Está com a faca e o queijo na mão', completou.



Conheça o Elf


Um carro-bicicleta movido a energia solar? Conheça o Elf

A bordo do pequeno, dá para ir dirigindo até o trabalho, sem poluir o planeta, nem suar a camisa, e ainda voltar pedalando para casa e queimando algumas calorias

Inovação | 17/12/2012 11:08




São Paulo – A startup americana Organic Trasit, especializada em veículos ecológicos juntou em um único protótipo o melhor do mundo do carro e da bicicleta. Eles criaram o Elf, um pequeno híbrido de três de rodas que tanto pode ser movido a pedaladas como por energia solar.


 É o veículo dos sonhos para os ciclistas urbanos – vem com pedais, como uma bicicleta, mas também conta com motores elétricos que podem ser acionados para obter mais velocidade ou para subir ruas íngrimes. A bordo desse pequeno, dá para ir dirigindo até o trabalho, sem poluir o planeta, nem suar a camisa, e ainda voltar pedalando para casa e de quebra queimar algumas calorias.
E você ainda fica protegido contra chuvas e vento forte. A segurança, inclusive, é um diferencial do Elf, quem vem com farois, retrovisores, entre outros acessórios comuns de um carro. Por suas dimensões compactas, o Elf tem capacidade para um único passageiro e suporta bagagens de até 350 quilos.
As baterias de íons de lítio, que alimentam o motor elétrico, podem ser recarregadas em uma tomada comum ou pela energia gerada pelos paineis solares. Numa única carga, o Elf faz até 50 quilômetros, auxiliado pelas pedaladas.

Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação

http://www.iclei.org/index.php?id=7172

Desenvolvido no âmbito do Projeto GeRes - Gestão Local de Resíduos, o manual sugere passos metodológicos para elaboração dos planos de gestão de resíduos sólidos a fim de apoiar municípios e estados no processo de elaboração destes, contribuindo, para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei 12.305/2010).

Clique aqui para acessar o Manual.




http://www.iclei.org/fileadmin/user_upload/documents/LACS/Publicacoes/ManualPlanosResSolidos_GeRes_final.PDF

Prefeitura de São Paulo emite primeiro alvará por meio do novo sistema eletrônico de aprovação de obras

28/Dezembro/2012

Prefeitura de São Paulo emite primeiro alvará por meio do novo sistema eletrônico de aprovação de obras


http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/prefeitura-de-sao-paulo-emite-primeiro-alvara-por-meio-do-275869-1.asp

Segundo a Secretaria de Habitação, licenciamento levou 75 dias para ser concluído, tempo quatro vezes menor que o processo tradicional




Ana Paula Rocha




O primeiro alvará do novo sistema eletrônico de aprovação de obras foi emitido na última quinta-feira (27) pela Prefeitura de São Paulo. Segundo a Secretaria de Habitação, o licenciamento eletrônico levou 75 dias para ser concluído, tempo quatro vezes menor que o processo tradicional.
O projeto aprovado é uma torre comercial de dez andares e dezoito salas comerciais, no centro da cidade, do escritório Aflalo e Gasperini Arquitetos.
Lançado em setembro, o novo sistema de aprovação de obras pela internet tem o objetivo de desburocratizar, tornar transparente e diminuir em 40% o tempo de espera pela autorização. Como o processo é eletrônico, o projeto entra no sistema e todas as análises são feitas em paralelo, e não em série como anteriormente.
Em um primeiro momento, o sistema foi integrado somente à Secretaria de Habitação e às subprefeituras da cidade. Mas, desde o início do mês, o licenciamento de projetos passou a ser eletrônico em todas as secretarias da Prefeitura de São Paulo.