sábado, 21 de dezembro de 2013

Pássaro constrói ninho e bota ovos em árvore de Natal em Altinópolis,

20/12/2013 09h10 - Atualizado em 20/12/2013 09h12

Pássaro constrói ninho e bota ovos em árvore de Natal em Altinópolis, SP

Leitora enviou imagens e chamou ninho de 'presente adiantado de Natal'.
Dona de casa diz que pássaro chegou ao local há uma semana.



Aline Cristina SouzaInternauta, Altinópolis, SP
3 comentários
Pássaro construiu seu ninho em uma árvore de Natal em Altinópolis  (Foto: Aline Cristina Souza/ VC no G1)Pássaro construiu seu ninho em uma árvore de Natal em Altinópolis (Foto: Aline Cristina Souza/ VC no G1)
Um pardal resolveu escolher um lugar inusitado para construir o ninho onde botou seus ovos. O pássaro adotou a árvore de Natal da varanda da residência da dona de casa Aline Cristina Souza, em Altinópolis (SP). Sensibilizada com o ato, que considera um “presente adiantado de Natal”, Aline enviou as fotos ao VC no G1.
Bolas coloridas e enfeites não foram obstáculo para que ave construisse seu ninho (Foto: Aline Cristina Souza/ VC no G1)Ave não se intimidou com os enfeites e construiu
seu ninho (Foto: Aline Cristina Souza/ VC no G1)
Segundo a dona de casa, de 29 anos, há cerca de uma semana um pardal construiu o ninho em sua árvore de Natal. Em meio às bolas coloridas e os enfeites, a ave botou cinco ovos. “A árvore fica na varanda de casa, o pardal entrou lá dentro e construiu o ninho, mas botou os ovos há apenas quatro dias”, diz.
O que Aline não esperava era que a natureza lhe fizesse mais uma surpresa. Outro pássaro, conhecido como melro, se aproveitando da situação, retirou os ovos do pardal e botou cinco novos ovos para que a ‘mamãe’ pardal os choque em seu lugar.
Feliz com a presença do pássaro e dos futuros filhotes, a dona de casa garante que não vai retirar o ninho, enquanto os pequenos melros não voarem. “Como que tira, não tem jeito? Tenho um filho de 3 anos que fica louco querendo ver os ovos.  Estamos muito felizes, nos sentindo contemplados ”, afirma.
Nota da redação: o fenômeno vivenciado pela moradora em que um pássaro retira os ovos do outro e bota novos ovos no lugar é explicado pelo biólogo Marcelo Mestriner. “O nome disso é parasitismo social. O pássaro retira os ovos da mãe original e bota os seus para que ela choque e cuide em seu lugar e realmente ela faz isso”, explica.