sábado, 14 de dezembro de 2013

Gado polui mais que carros

SUSTENTABILIDADE10 de Dezembro de 2013 | atualizado em 10/12/2013

Gado polui mais que carros, diz presidente da Mercedes

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Sustentabilidade/noticia/2013/12/gado-polui-mais-que-carros-diz-presidente-da-mercedes.html

Segundo ele, gases emitidos pela vaca respondem a 18% do aquecimento global e carros 13,5%

POR DO ESTADÃO CONTEÚDO

sustentabilidade_carros_poluicao (Foto: Acervo/Ed. Globo)
O presidente da Mercedes-Benz, Philipp Scheimer, afirmou nesta terça-feira (19/11) que apesar de o automóvel ser apontado como o 'grande vilão' do aquecimento global, o setor tem sua parcela de responsabilidade, mas não é o único que prejudica o meio ambiente. "(Os gases emitidos pelas) vacas são responsáveis por 18% do aquecimento global, enquanto que o setor de transporte responde por 13,5%", disse durante palestra no Fórum Sustentabilidade, promovido pela revista Exame, em São Paulo.
Em tom de brincadeira, Scheimer afirmou que se o mundo fosse vegetariano não haveria tanta poluição. "É preciso relativizar os fatos, mas estamos conscientes que temos que agir", afirmou.
De acordo com o presidente da Mercedes, a empresa tem estudado e colocado em prática uma série de soluções para contribuírem com o futuro do planeta. "Hoje não pensamos só no produto em si, pensamos em soluções de transporte individual e coletivo, pensamos em soluções de mobilidade."
Sem citar nominalmente o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, Scheimer fez críticas à implantação da faixa de ônibus, uma das mais recentes ações do prefeito para tentar solucionar o trânsito na cidade. "Defendemos sempre o metrô como a melhor solução, mas o BRT (Bus Rapid Transport) é uma alternativa eficiente. E não é necessário pintar uma faixa exclusiva nas ruas para que ele funcione", afirmou, em referência ao modelo de transporte coletivo, que já está em operação no País em Belo Horizonte.