segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Climatização ajuda a melhorar desempenho de animais em centro de treinamento

Climatização ajuda a melhorar desempenho de animais em centro de treinamento
 PlayPress playpress@playpress.com.br por  presskit.com.br 

Equipamento que emite uma névoa fina no ar ajuda o cavalo a recuperar o fôlego mais rápido e mantém cocheiras livres de insetos
O aumento das temperaturas já traz preocupação para quem cuida e treina animais. Além do mal estar o excesso de calor pode aumentar o risco de lesões, especialmente em cavalos preparados para competições. Uma das soluções, encontrada pela Sul Rédeas, localizada no município de Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, foi o uso de climatizadores.

- O primeiro ganho, é lógico, foi com a redução da temperatura já que os equipamentos emitem uma névoa. Além disso, pela maneira como funciona o equipamento ele diminui o número de moscas na volta dos cavalos. Apenas com um ventilador, o efeito não é o mesmo - explica o proprietário e treinador de rédeas, Roberto Jou.

Por incrível que pareça o climatizador, que emite uma névoa fina de água, consegue deixar o pelo do animal mais seco, na comparação com o uso de um ventilador comum.

- No verão era normal o cavalo ficar muito suado e molhado. Desde que implantamos o uso dos equipamentos, vimos que ele evita o suor, afastando ainda os insetos - completa Roberto.

O centro de treinamentos também passou a usar a tecnologia para aplicação de produtos no ar. Um exemplo é a Citronela, usada para o corpo do cavalo antes dele ir para pista. O líquido passou a ser aplicado através do próprio climatizador proporcionando economia. Enquanto antes era usado cerca de 100 ml de Citronela, no equipamento, é aplicada uma uma seringa de 10 ou 20 ml e fica em uso o dia todo nas cocheiras e nos corredores.

Os planos, agora, são de implantar a climatização também para a pista de treinamento. Experiente no esporte, Roberto Jou, diz que a tecnologia pode ser útil para recuperação do fôlego e evitar lesões nos animais.

- É muito quente no verão e o cavalo fica ofegante. A intenção, ao usar o climatizador seria reduzir a temperatura e fazer com que o cavalo recupere o fôlego mais rapidamente. Isso evitaria uma das lesões mais comuns que é causada no momento em que a musculatura do animal está cansada. Além disso, existe o fator psicológico já que em uma temperatura muito elevado há a tendência do animal ficar menos inteligente e respondendo com menos lentidão aos comandos - explicou Roberto.

A estrutura da Sul Rédeas conta atualmente com 40 a 50 cavalos. A empresa conta com 3 áreas distintas: A Alta Performance são espaços para animais com o objetivo de participação em competições e que exigem um cuidado maior na climatização. No setor de Desenvolvimento Humano são aplicadas palestras e workshops para o público. O Clube é o espaço destinado aos cavalos de proprietários que vivem na cidade e que se deslocam até o centro de treinamento para prática da montaria, usando o espaço como uma espécie de academia.

Perfil: Roberto Jou
Hexacampeão gaúcho de rédeas, treinador e proprietário da Sul Rédeas.
Foi autor de uma façanha no esporte, quando colocou o primeiro cavalo brasileiro na final do campeonato em Oklahoma City, nos Estados Unidos, maior prova de rédeas do mundo. Na ocasião montou o cavalo Alma de Gato Calabassa, de propriedade de Silvio Rics.

Informações para a Imprensa:

Sobre a Joape

A Joape é uma empresa com mais de uma década de experiência no mercado de climatização. Com a fábrica localizada no município de Santo Antônio da Patrulha e escritório em Porto Alegre, no Sul do Brasil, possui uma estrutura voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e, principalmente, a preocupação constante em oferecer soluções de alta qualidade.

Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak