sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Valorização profissional e defesa da sociedade



Valorização profissional e defesa da sociedade






Crea-SP e TCM-SP unidos para fiscalizar obras públicas




O Crea-SP está concluindo os trâmites legais para o estabelecimento de uma parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo – TCM-SP, nos mesmos moldes do já existente Acordo de Cooperação Técnico-Institucional  com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP, visando à adoção de procedimentos na fiscalização da execução de obras e serviços de engenharia realizados pela administração pública estadual e municipal.
Recentemente o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, reuniu-se com o Presidente do TCM, Geógrafo Edson Simões, e visitou o gabinete do Conselheiro do TCM, Eng. Domingos Dissei, acompanhado pelo Secretário Geral do Conselho, Geol. Nivaldo Bósio, e pelos Superintendentes de Fiscalização, Eng. Luiz Roberto Sega, de Colegiados, Eng. Agr. Alceu Molina Jr, e Jurídico, Adv. Antony Araújo Couto. O assessor do Conselheiro, Eng. Amândio Martins, também participou da reunião.
Anteriormente à visita no TCM, membros da equipe do Conselheiro Dissei estiveram no Crea-SP para obter esclarecimentos quanto à utilização do Livro de Ordem (foto acima). “Esse instrumento de fiscalização é importantíssimo. Estamos levando essa ideia às grandes obras, pois não existe esse conceito nas empreiteiras. Também estou recomendando que, no livro de ordem, conste a visita do agente fiscalizador do Tribunal”, disse Dissei, complementando: “Somos guardiões do tesouro municipal. As obras precisam ter o registro adequado”.
Também durante a visita foi destacada a possibilidade de estabelecimento de um convênio com a Escola de Contas do Tribunal para a realização de cursos para engenheiros. “Essa ação conjunta valoriza a Engenharia: qualifica os profissionais e leva o aperfeiçoamento às suas atividades”, destacou o Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori.
Nos últimos 40 anos, o TCM vem sendo o órgão responsável por fiscalizar as contas do município. Domingo Dissei é o primeiro engenheiro a ocupar um assento como conselheiro no Tribunal.
Eng. Domingos Dissei, Conselheiro do TCM-SP, em entrevista à WebTV Crea-SP
Produzido pelo Departamento de Comunicação
Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV
Links Relacionados