segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O nosso adeus e obrigado ao companheiro Laerte Mathias

Segunda, 14 de Outubro de 2013 às 11:31

O nosso adeus e obrigado ao companheiro Laerte Mathias



LaerteCEC-4home
Laerte em sua última atividade sindical, na 5ª Conferência Estadual das Cidades

O SEESP perdeu, no dia 12 de outubro último, aos 54 anos de idade, o seu vice-presidente Laerte Conceição Mathias de Oliveira, em acidente automobilístico no interior paulista. Atuante em várias frentes de luta, Oliveira, que era casado e tinha dois filhos, conquistou ao longo de tantos anos de militância sindical o respeito e a admiração dos que estiveram ao seu lado em diversos movimentos. A sua última participação ativa foi a 5ª Conferência Estadual das Cidades – realizada entre 26 e 28 de setembro, na Capital paulista para a qual deu contribuição fundamental.  “Laerte era um grande companheiro e um quadro fundamental para o nosso sindicato. É uma perda enorme, que deixa muita saudade, como dirigente e, principalmente, como um grande amigo. Sua lembrança estará sempre conosco”, afirma Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do sindicato.

Desde 2004, era membro do Conselho Nacional das Cidades representando a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) no segmento dos trabalhadores e integrava o Comitê Técnico Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades e a Executiva Nacional no processo de organização da Conferência Nacional das Cidades. Em julho passado, participou de reunião com os ministros Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Aguinaldo Silva (Cidades), em Brasília, para discutir o Pacto pela Mobilidade Urbana. Oliveira teve papel fundamental na elaboração e aprovação da Lei nº 12.587, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em janeiro de 2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.


Foto: Beatriz Arruda/SEESP
laerte-e-murilo
 “Laerte era um grande companheiro e um quadro fundamental para o nosso sindicato. 
É uma perda enorme”, lamenta Murilo Pinheiro, presidente do SEESP



Transporte como direito social
Atualmente, se mostrava confiante no avanço das discussões para que o transporte público fosse considerado como direito social, “mas não qualquer transporte, mas o de qualidade, pontualidade e não poluente”, observava. Defendia, ainda, um sistema de informação em tempo real para os usuários, assim como o controle social para que todos pudessem acompanhar toda parte de planilhas e planejamento de projetos. “É para que a sociedade fiscalize a gestão pública da área de mobilidade urbana, por meio da implantação de um Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que está em discussão na 5ª Conferência Nacional das Cidades.”

Outra frente de luta atual de Oliveira era o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável criado para tratar de assuntos pertinentes à renovação do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade paulista. O órgão, desde 2012, vem realizando importantes e representativos ciclos de debates sobre o tema. Engajado estava, também, no movimento que vem unificando os profissionais da Prefeitura Municipal de São Paulo por valorização com melhores salários e condições de trabalho. Veja aqui a homenagem do Fórum ao companheiro Laerte.
Engenheiro de produção mecânica graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba em 1981 e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundacentro e Escola de Engenharia Civil de Piracicaba no mesmo ano, Oliveira trabalhou por mais de 25 anos no Metrô de São Paulo. Ele foi fundador da Associação dos Engenheiros e Arquitetos dessa companhia em 1990 e presidente na gestão 2004-2006, tendo implementado a Semana de Tecnologia Metroviária e o primeiro grupo de delegados sindicais no Metrô em 1996. Coordenou o Fórum das Associações de Engenheiros das Empresas Estatais e a Divisão de Engenharia de Segurança no Instituto de Engenharia e presidiu a Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho. Foi ainda fundador e presidente da ONG ambientalista Apreservita, em Fartura e região.
Oliveira militava no movimento sindical dos engenheiros desde a década de 1990. No SEESP, ocupou cargos de Diretoria e Conselho Fiscal. Desenvolveu o Teleacidente e o projeto Seesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Representou a entidade na FNE e no Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).



Rosângela Ribeiro Gil

Imprensa – SEESP
Edição Rita Casaro




Segunda, 14 de Outubro de 2013 às 12:34

Laerte na luta pela valorização profissional na Prefeitura de SP



O delegado sindical do SEESP junto à Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), Frederico Jun Okabayashi, presta, também, sua homenagem ao companheiro Laerte Conceição Mathias de Oliveira, vice-presidente do sindicato, morto em 12 de outubro último, em acidente automobilístico. Segue a mensagem:
“O engenheiro Laerte sempre acompanhou, apoiou e orientou os delegados sindicais nos momentos críticos na campanha salarial da PMSP de 2013. Todas as reuniões em que participou como coordenador, transcorreram num clima de tranquilidade e cordialidade graças à sua habilidade e carisma, buscando sempre o consenso entre as entidades parceiras.
A última reunião conosco foi na quinta-feira (10/10) e, com sua sabedoria e experiência, nos ensinou mais uma vez sobre paciência e resiliência para continuarmos a luta em defesa da nossa categoria e mantermos a unidade entre as entidades.
Muito obrigado Laerte por acreditar no nosso sonho e termos o Sindicato dos Engenheiros mais próximo da PMSP. Descanse em paz grande Laerte!”
 
LaertePMSPReunião dos profissionais da PMSP no dia 10 último, na sede do SEESP

Rosângela Ribeiro Gil
Imprensa - SEESP