domingo, 13 de outubro de 2013

O discurso da sustentabilidade: construção de sentido para a comunicação interna

O discurso da sustentabilidade: construção de sentido para a comunicação interna

Wilma Pereira Tinoco Vilaça

http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/584

Resumo


Resumo: Este artigo, um recorte da tese defendida pela autora na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob a orientação da Profa. Margarida Kunsh, busca analisar os discursos construídos nas organizações quando elas se pautam por uma política de sustentabilidade. Ao adotar como pressuposto que esses discursos precisarão fazer sentido para aqueles que o recebem – os funcionários –, a pesquisa procura entender se as pessoas têm realmente se mobilizado para as questões mais urgentes trazidas pela comunicação interna, em função dessa apreensão de sentido. As conclusões apontam que a comunicação interna tem sido capaz de promover a transformação necessária para a mudança de paradigma representada pela sustentabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: COMUNICAÇÃO INTERNA • SUSTENTABILIDADE • ANÁLISE DO DISCURSO• MODELO
Abstract: This article, a clipping of the thesis defended by the author at the ECA-USP, seeks to analyze the discourses constructed in organizations when they adopt a sustainability policy. By adopting the assumption that these speeches need to make sense to those who receive them – the employees –, the research seeks to understand whether people have really mobilized towards the most pressing issues brought by the internal communication, on account of this apprehension of sense. The findings indicate that internal communication has been able to promote the necessary transformation for the change of paradigm represented by sustainability.
KEYWORDS: INTERNAL COMMUNICATION • SUSTAINABILITY • DISCOURSE ANALYSIS •MODEL
Resumen: Este artículo, un recorte de la tesis defendida por la autora en la ECA-USP, busca analizar los discursos construidos en las organizaciones cuando ellas pautan por una política de sustentabilidad. Al adoptar como presupuesto que esos discursos precisarán tener sentido para aquellos que lo reciben – los empleados –, la investigación busca comprender si las personas realmente se han movilizado a los problemas más urgentes presentados por la comunicación interna, en función de esa aprehensión de sentidos. Las conclusiones indican que la comunicación interna ha sido capaz de promover la tramitación necesaria para el cambio del paradigma representado por la sustentabilidad.
PALABRAS CLAVES: COMUNICACIÓN INTERNA • SUSTENTABILIDAD • ANÁLISIS DELDISCURSO • MODELO

Texto completo: PDF