segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Crianças e cigarro: maioria conhece marcas

Crianças e cigarro: maioria conhece marcas

Estudo foi realizado no Brasil, China, Índia, Nigéria, Paquistão e Rússia



09 de Outubro de 2013  11:00
Das crianças brasileiras que participaram do estudo, 59,3% reconheceram ao menos uma marca de cigarro
+
Das crianças brasileiras que participaram do estudo, 59,3% reconheceram ao menos uma marca de cigarro
Aproximadamente 68% das 2400 crianças (com idades entre cinco e seis anos) participantes de estudo da Academia Norte-Americana de Pediatria foram capazes de reconhecer ao menos uma marca de cigarro. As entrevistas foram feitas na China, na Índia, na Nigéria, no Paquistão, na Rússia e no Brasil — onde o índice foi de 59,3%.
Pela metodologia aplicada, as crianças eram convidadas a relacionar imagens de produtos a 24 logotipos de empresas de diferentes categorias, incluindo oito marcas de cigarros – quatro delas internacionais e quatro nacionais. O maior grau de reconhecimento de marca aconteceu entre os chineses: 86% das crianças do país que participaram do estudo reconheceram ao menos uma marca de cigarro. O patamar mais baixo, 50%, foi registrado na Rússia.
A marca Marlboro, da Philip Morris, foi especificamente reconhecida por 16,1% das crianças brasileiras que participaram do estudo – número abaixo da média geral, que ficou em 21,7%. Na China, foram quase 43%.
Autoras do estudo, Dina Borzekowski e Joanna Cohen alertam para o fato de pesquisas anteriores demonstrarem que crianças mais expostas ao marketing da indústria de tabaco apresentam uma tendência maior de se tornar fumantes. 




Follow us: @meioemensagem on Twitter | Meioemensagem on Facebook