quarta-feira, 7 de agosto de 2013

São Paulo flexibiliza lei para incentivar o uso de bicicletas

06/08/2013 - 03h40

São Paulo flexibiliza lei para incentivar o uso de bicicletas


A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, da Prefeitura de São Paulo, autorizou a flexibilização da lei Cidade Limpa para divulgação de um programa de incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte na cidade.
Por nove votos favoráveis contra três contrários, a comissão permitiu a propaganda em 5 mil ônibus e 3 mil táxis da cidade, durante um mês, do projeto Pedala São Paulo, que tem o apoio do empresário João Paulo Diniz --família fundadora do Grupo Pão de Açúcar.
A permissão, que vale por 30 dias, também valerá para 60 bicicletários e tem "finalidade cultural". Com isso, não poderá fazer menção a nenhuma marca. O projeto tem o aval do secretário municipal de Esportes, Celso Jatene.
Essa não é a primeira vez que a lei, de 2007, ganha ressalvas. Em julho de 2010, o então prefeito Gilberto Kassab (PSD) -- que implementou a lei -- autorizou a propaganda em luminosos dupla face que ficam em cima dos carros com mensagens relativas a eventos turísticos, como Parada Gay, Fórmula 1, Indy e Virada Cultural, feiras, exposições e atrações culturais da cidade.
Na ocasião, a exceção partiu de um acordo entre a SPTuris e uma agência de marketing.
Na gestão Fernando Haddad (PT), esta é a segunda vez que há flexibilização da lei. Em abril passado, a prefeitura liberou cartazes de peças e apresentações em teatros e casas de shows na cidade.