quinta-feira, 20 de junho de 2013

Estacionamento subterrâneo para bicicletas

Japonesas criam estacionamento subterrâneo para bicicletas
12 de Junho de 2013 • Atualizado às 11h50




Assim como acontece em São Paulo e em outras grandes cidades, Tóquio sofre com a falta de lugares para estacionar carros e a situação é ainda pior para as bicicletas. Diante disso, a empresa japonesa de engenharia, Giken Seisakusho Co. Ltda. desenvolveu um estacionamento subterrâneo para bikes.
A proposta é tornar mais seguro o armazenamento das bicicletas e também incentivar o seu uso como meio de transporte. O site da empresa enfatiza a importância de oferecer locais seguros para que os usuários possam manter suas bicicletas e que sejam próximos aos centros comerciais. Assim, as pessoas utilizam a opção com mais frequência e facilidade.
Apelidada de Eco-Cycle, a tecnologia se assemelha ao modelo já utilizado em algumas cidades espanholas, conhecido como Biceberg. Os fabricantes garantem total segurança das bikes, sem a necessidade de prendê-las a algum ponto fixo ou do uso de cadeados.
Superficialmente, a estrutura se assemelha a um elevador. O uso é simples e o ciclista precisa, apenas, inserir sua bicicleta através de uma porta-automática, que o sistema se encarrega de levá-la até uma vaga desocupada. A ferramenta possui apenas sete metros de largura, mas sua profundidade permite o armazenamento de até 144 bicicletas.
Redação CicloVivo