segunda-feira, 10 de junho de 2013

De via expressa a parque: Medellín abre concurso internacional para criação de parque linear

3/Junho/2013

De via expressa a parque: Medellín abre concurso internacional para criação de parque linear



http://www.piniweb.com.br//construcao/urbanismo/de-via-expressa-a-parque-medellin-abre-concurso-internacional-para-290262-1.asp

A via que hoje recebe um milhão de veículos diariamente e fica nas margens do rio Medellín deve se transformar em parque. Prefeitura abre concurso para projeto que resolva a mobilidade, integre os tecidos urbanos adjacentes e recupere a relação da cidade com seu rio




divulgação Sociedade Colombiana de Arquitetos


Medellín acaba de abrir um concurso público internacional para o anteprojeto urbanístico, paisagístico e arquitetônico do futuro Parque do Rio, com 26,3 km de comprimento e 424 hectares em torno do rio Medellín. O objetivo: transformar uma via expressa para carros - onde hoje passam mais de um milhão de veículos diariamente - em um parque, aos moldes do projeto Madrid Rio. O concurso será aberto dia 12 de junho, e as propostas para a primeira etapa devem ser enviadas até 26 de julho. 
Os vencedores devem responder à necessidade de melhorar a oferta de serviços ambientais, articular grandes zonas urbanas, integrar o rio à cidade e reorganizar a infraestrutura viária que hoje ocupa suas margens. As superfícies resultantes da recuperação das margens do rio também devem receber equipamentos urbanos e obras habitacionais.
O concurso será realizado em duas etapas. A primeira, para um projeto básico, pede projetos que proponham um novo contexto para os três setores do parque (norte, centro e sul), os questionamentos e ideias gerais sobre como o rio irá se integrar ao tecido urbano do entorno, e que expliquem o caráter do novo espaço público. Serão selecionados cinco finalistas, a serem conhecidos em agosto de 2013. Cada um receberá 35 milhões de pesos (cerca de 18 mil dólares).
Na segunda etapa, os finalistas partirão de seu esquema básico para fazer o anteprojeto urbanístico, paisagístico e arquitetônico para o setor Centro do parque, que tem cerca de 19 km de comprimento e 328 hectares. Este projeto deve apresentar um nível mais profundo de detalhamento das propostas. Nesta fase, serão premiados três projetos. O segundo e o terceiro lugares devem receber 106 e 70 milhões de pesos, respectivamente (cerca de 55 e 36 mil dólares, respectivamente). O primeiro colocado será contratado para produzir os desenhos definitivos e receber, por isso, 2 bilhões de pesos (cerca de 1 milhão de dólares). O resultado será apresentado em outubro, e os desenhos definitivos devem ser entregues em março de 2014.
As propostas serão apresentadas no 7º Fórum Urbano Mundial ONU-Habitat, que acontece em Medellín em abril de 2014. A Empresa de Desenvolvimento Urbano (EDU), de Medellín, é a responsável pela estruturação do projeto na prefeitura, e o concurso é organizado pela Sociedade Colombiana de Arquitetos.
Enquanto sua cidade não desiste das vias expressas nas margens dos rios, esta é uma boa oportunidade de pesquisar e projetar aqui pertinho, e em um tipo de projeto que tem tudo para ser o futuro das cidades. Pelo menos, daquelas que focam um desenvolvimento sustentável.
Informações, formulários e inscrições:http://sociedadcolombianadearquitectos.org/concursodelriomedellin/