sábado, 1 de junho de 2013

Certificação Aqua

23/Maio/2013

Empreendimento paulista é o primeiro residencial do Brasil a receber a certificação Aqua na fase realização


http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/empreendimento-paulista-e-o-primeiro-residencial-do-brasil-a-receber-289876-1.asp


Projeto prevê a redução do uso de água em até 27% e uma economia de energia que pode superar os 30%


Rodrigo Louzas


Divulgação: Even
O empreendimento True Chácara Klabin, da Even Construtora e Incorporadora em parceria com a Inovatech Engenharia, é o primeiro residencial do país a receber a Certificação Aqua na fase Realização, segundo a Fundação Vanzolini. O selo foi entregue no início do mês. O projeto já tinha conquistado em 2010 a certificação na fase de programa e em 2011 na fase concepção.
A certificação avaliou 79 requisitos de sustentabilidade, divididos em 14 categorias. O prédio, que fica na região sul de São Paulo e será entregue no próximo dia 28, alcançou nível excelente em seis categorias, destacando gestão da água, gestão de resíduos e manutenção do edifício, superior em três categorias e nível bom em cinco categorias, nível de atendimento acima do mínimo necessário para certificação.
Segundo a Even, a redução do uso de água no empreendimento pode chegar a 27%, graças à adoção de soluções como redutores de vazão nas torneiras e reuso de água. Já a economia de energia pode superar os 30% em função da adoção de iluminação automática ativada por sensores, a escolha de lâmpadas eficientes e a arquitetura que privilegia a iluminação natural.
O empreendimento prevê também um espaço no apartamento e no condomínio para armazenamento dos materiais para reciclagem. "Aos poucos os conceitos vão sendo incorporados ao setor e conseguimos acabar com a visão de que esses itens encarecem muito o projeto", afirma Silvio Gava, diretor-executivo técnico e de sustentabilidade da Even.