sábado, 4 de maio de 2013

Prêmio IBEF de Sustentabilidade



03/05/2013 - 14:31 
Abertas as inscrições para o Prêmio IBEF de Sustentabilidade

http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=18406

Pelo terceiro ano consecutivo, IBEF irá certificar e premiar cases de empresas na área de sustentabilidade

Prêmio IBEF de Sustentabilidade


O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) abriu inscrições para o Prêmio IBEF de Sustentabilidade. Em seu terceiro ano consecutivo, o projeto, que conta com o patrocínio da Deloitte, SEBRAE e Petrobras, visa certificar e premiar cases de empresas e entidades que possuem projetos na área. O objetivo é reconhecer e disseminar tais práticas de desenvolvimento nas organizações e estimular a adoção de ações sustentáveis pelas empresas brasileiras. 

É fácil participar. Basta inscrever o case de sua empresa até o dia 31 de maio através do e-mail sustentabilidade@ibefrio.org.br, de acordo com os padrões estabelecidos. Um grupo de altos executivos irá analisar e identificar as empresas que serão certificadas, levando em consideração os requisitos da Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade, com base no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman e Carlos Eduardo Frickmann, Professor da UFRJ. Várias empresas são certificadas, porém apenas uma em cada categoria será a vencedora. O evento de premiação acontecerá dia 30/07 no Jockey Club Brasileiro. 


Mais informações acesse: www.ibefrio.org.br


O que é o Projeto?


Visando desenvolver conceitos de direção e gestão empresarial para possibilitar a atuação fundamentada em princípios de sustentabilidade das organizações, caracterizando e disseminando a responsabilidade socioambiental como paradigma complementar à performance econômico-financeira, foi criado em 2010 o “Prêmio IBEF de Sustentabilidade” que visa certificar e premiar empresas e administrações focadas na excelência de suas atividades.

O IBEF desenvolveu direcionamento estratégico para trazer materialidade ao tripé conceitual de performance composto por desenvolvimento econômico, preservação ambiental e bem-estar social.

A partir de métodos e ferramentas de administração que mesclam teoria e prática, o IBEF coloca à disposição das organizações a serem certificadas um conjunto de soluções que privilegiam a entidade empresarial com centro nos esforços de gestão, procurando segregar os riscos de agência e de assimetria de informações.

Nesse sentido, ganha contorno especial a percepção das empresas como organizações vivas e em constante interação com os ambientes que a cercam e os que nela estão inseridos: o ecossistema impactado por uma organização precisa ser gerido a partir de um enfoque de sustentabilidade capaz de oportunizar a implementação de estratégias de baixo atrito, isto é, que gerem a maior efetividade e os menores esforços possíveis de gerenciamento de resistências.

O Projeto Prêmio IBEF de Sustentabilidade baseia-se no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman, diretor de Sustentabilidade do IBEF-Rio, e Carlos Eduardo Frickmann, Professor da UFRJ.

O livro apresenta a Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade onde descreve os cinco vértices que levam a Sustentabilidade Corporativa. Em "Introdução a Quarta Edição", os autores expressam a realidade dos pequenos negócios, através de experiência própria, em que constataram que esses vértices estão relacionados a pespetuidade da organização.

  • Valorização: a relevância de agregação de valor à empresa, decorrente de ações sustentáveis, demonstrando que essas melhoram o valor da empresa;
  • Gestão: executivos comprometidos com a sustentabilidade apresentam melhor performance;
  • Governança Corporativa/Governança: cumprimento dos Princípios de Governança, como equidade, transparência, prestação de contas, ética, cumprimento das leis e responsabilidade socioambiental aumentam a credibilidade da empresa;
  • Administração de Conflitos: capacidade da organização em gerenciar conflitos evitando impasses. Empresas que conseguem equilibrar as suas necessidades com as aspirações dos funcionários retêm talentos essenciais para o sucesso da organização;
  • Estrutura da Operação: capacidade de estruturar soluções que permitiram convergir expectativas, conter riscos, alinhar interesses e/ou evitar impasses, ou seja, que melhor estruturarem uma operação de sustentabilidade.