segunda-feira, 13 de maio de 2013

PISCINA BIOLÓGICA




PISCINA BIOLÓGICA


SUSTENTABILIDADEpor Joanna Guinle


02_PiscinaBiologica_aberto1
Um dia desses visitando uma obra para a qual presto consultoria, conheci uma categoria completamente nova para mim, a das piscinas biológicas. Um mix entre piscina tradicional e lago, a piscina biológica é uma espécie de lago ornamental artificial, impermeabilizado, com uma parte destinada a banhos e outra destinada à depuração da água.


O tratamento é puramente biológico, ou seja, feito pela atividade natural de seres vivos que, através de processos de autodepuração da água, garantem a sua qualidade durante todo o ano.


Perfeita para quem não quer cloro, nem químicos na água!


Trata-se de uma opção natural e mais bucólica para áreas aquáticas, mas é preciso projetá-la com cuidado. A geometria, topografia do terreno, isolamento do solo, tipos de plantas aquáticas e pedras precisam ser estudadas e escolhidas a dedo para garantir o sucesso e purificação da água.


O investimento inicial ainda é um pouco maior do que o de uma piscina tradicional, mas é amortizado pelo baixo custo de manutenção. Manutenção esta que se dá apenas no cuidado com as plantas, para que estejam vivas e viçosas.


A única restrição à este tipo de piscina é para quem não gosta de bichos, os repteis que nela nascem ajudam a eliminar os mosquitos e evitam algas, que interferem no processo de purificação da água.


O ideal para quem deseja incluir uma piscina desse tipo em seu projeto é unir paisagista e o fornecedor da piscina em si, assim a garantia de harmonia com o jardim e eficiência são certas!


02_PiscinaBiologica_aberto2