segunda-feira, 25 de março de 2013

Uso racional de água no canteiro


Uso racional de água no canteiro



http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/162/artigo185458-1.asp

Ações simples podem ajudar a reduzir o consumo de água nos canteiros, com impactos positivos para o meio ambiente e também para o bolso do construtor



Vaso acopladoO consumo de água diário por operário não alojado em um canteiro de obras pode chegar a 45 l. Quando as refeições são preparadas na obra, esse valor chega a  65 l. A utilização de vasos sanitários com caixa acoplada é uma das ações que permitem reduzir esse consumo. Segundo a RKM Engenharia, com a caixa acoplada é possível reduzir em 50% o consumo de água ao se dar descarga, em comparação com vasos sanitários com válvulas.
Divulgação: Deca


Poço artesianoO acesso à água subterrânea presente no aquífero, através poços tubulares profundos (poços artesianos), pode contribuir para reduzir o consumo de água das concessionárias. Durante as obras, a água retirada pode ser usada na limpeza de áreas e equipamentos do canteiro. Após conclusão da obra, o condomínio pode se beneficiar com a existência de um poço artesiano, desvinculando-se parcialmente da companhia de fornecimento local. (Consulte antes a legislação de sua cidade.)
Divulgação: RKM Engenharia

Redutores de vazãoEm geral, as construtoras tendem a adquirir os metais sanitários mais em conta. Mas já há opções que economizam água e têm custo competitivo. Ainda que não dê para usar torneiras com desligamento automático e chuveiros com temporizadores, é possível economizar água com a instalação de arejadores e redutores de vazão.
Divulgação Hochtief
TreinamentoAlém da instalação de equipamentos economizadores, uma medida positiva é a conscientização dos trabalhadores. Campanhas de sensibilização devem ser feitas periodicamente em função da alta rotatividade de mão de obra. Estabelecer uma política de inspeção para evitar causas comuns de desperdício de água (vazamentos, torneiras abertas, reservatórios com boias desreguladas etc.) também traz bons resultados.
Divulgação: M.Bigucci
Uso de água pluvialAinda que exija a instalação de equipamentos especiais e área disponível, a implantação de um sistema de coleta e armazenamento de águas pluviais pode ser útil e econômica. A água das chuvas pode ser reaproveitada em descargas, em serviços de limpeza da obra e, até mesmo, na cura do concreto e em testes de estanqueidade de impermeabilização. A água utilizada em lavatórios, chuveiros e bebedouros também pode ser reaproveitada após filtragem.
Divulgação: M.Bigucci