domingo, 24 de março de 2013

Projeto modelo contra o cigarro tem fila de seis meses em Ribeirão Preto


Projeto modelo contra o cigarro tem fila de seis meses em Ribeirão Preto

Programa oferecido na cidade tem 90% de sucesso, mas já há quase 200 pessoas esperando vaga


23/03/2013 - 21:35

Weber Sian / A Cidade
Grupo de tratamento público consegue tirar nove em cada dez pacientes do vício do cigarro (Foto: Weber Sian / A Cidade)
O programa para parar de fumar oferecido no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) de Ribeirão Preto tem 194 pessoas cadastradas para iniciar o tratamento. Em média duas a três pessoas procuram a unidade por dia dizendo que querem largar o cigarro. Com o sucesso de pelo menos 90% para quem segue o tratamento completo, a fila de espera para ser chamado é de cerca de seis meses.
“Existem fases de contemplação para se chegar ao programa. O paciente precisa estar preparado para deixar de fumar, geralmente esses são aqueles que já tentaram parar sozinhos e não conseguiram”, explica a pneumologista Adriana Ignácio de Pádua.
Com reuniões semanais durante um mês, os grupos passam por um acolhimento, no qual recebem informação, fazem avaliação médica individual e começam as reuniões, onde, além do lado da dependência psicológica, há todo um atendimento voltado para mudanças de hábitos, técnicas de relaxamento e de respiração correta. Eles ainda fazem controle da pressão e do peso, com orientações para reeducação alimentar aos pacientes.
“Muitos desses pacientes começaram a fumar muito cedo, na adolescência, porque era moda, porque achavam bonito e não conseguem largar o vício. Hoje o número de fumantes está caindo, mas em relação à informação que essas pessoas têm sobre os malefícios do cigarro, esse número ainda é muito pequeno”, explica Adriana.
A enfermeira Nelma Luzia Azevedo Módulo explica que, ao receber os pacientes que querem parar, ela faz três perguntas fundamentais: “por que começou a fumar, por que continua e por que quer parar”.
“O paciente precisa avaliar essas questões enquanto espera ser chamado”, diz.
Apenas metade dos convocados para os grupos comparece, mas nem todos seguem o grupo até o fim.
Quem passa pelas quatro reuniões, ainda fica um ano fazendo uma manutenção, onde continua passando por avaliação médica e é onde os profissionais descobrem se houve recaída.
Quem quiser procurar o atendimento no NGA para parar de fumar, não precisa de encaminhamento médico. É só ir até a unidade, que fica na rua Minas, 865, dar o nome e telefones para contato e aguardar ser chamado. A unidade está credenciada para oferecer medicamentos gratuitamente.
Leia a reportagem completa na edição impressa do A Cidade deste domingo ou acesse aqui a versão digital.