sexta-feira, 15 de março de 2013

GBC põe em prática projeto piloto para referencial de casas sustentáveis

4/Março/2013

GBC põe em prática projeto piloto para referencial de casas sustentáveis


http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/gbc-poe-em-pratica-projeto-piloto-para-referencial-de-casas-278868-1.asp

Nove habitações com diferentes sistemas construtivos serão avaliadas ao longo do ano para a criação de selo de sustentabilidade. Três obras já estão em execução


Gustavo Jazra

Três dos nove projetos piloto para o Referencial de Casas Sustentáveis do Green Building Council (GBC) Brasil já entraram em fase de execução, e os outros seis deverão iniciar as obras em breve. As casas devem ser entregues no final de 2013, independente dos sistemas construtivos utilizados, que variam de sistema em EPS, na Vila Maresias, em São Sebastião, a Steel Frame em Brasília, passando por estruturas de madeira, alvenaria comum e sistema de tijolo solo-cimento.

Divulgação

O projeto lançado em setembro do ano passado, com o objetivo de criar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências, deve confirmar as estimativas da organização para encarecimento de 1% a 7% no valor para casas sustentáveis, garantindo certa viabilidade econômica e conscientização dos envolvidos no setor. "Este aumento de valor depende sempre de como as equipes se organizam e quais materiais são especificados", afirma a coordenadora técnica do GBC Brasil, Maria Carolina Fujihara.
Ainda de acordo com a coordenadora, este relativo acréscimo no orçamento das obras é revertido rapidamente durante a operação das residências, uma vez que terão consumo de água e energia mais baixos do que em casas tradicionais. "Além disso, quando o proprietário ou investidor quiser vender esta residência, ela terá um valor maior embutido por ter sido projetada e construída com princípios de sustentabilidade, ainda dispondo de um selo que ateste essa vantagem", disse.
A iniciativa de um sistema de referência nacional na construção de casas sustentáveis surgiu a partir da alta demanda pelas avaliações de edificações que se encaixam na categoria. Com base em leis a normativas brasileiras, e projetos em três das cinco regiões, o referencial tem a pretensão de ser totalmente adaptável a qualquer clima e região do território nacional. "Ele conta não somente com a função de atender ao mercado habitacional, mas também de estimular a criação de leis e incentivos fiscais para toda construção que contenha itens de sustentabilidade", explica Fujihara sobre o fomento da indústria verde.
Além de servir como referência para casas, o sistema vai avaliar um apartamento na cidade de São Paulo, proporcionando assim a certificação de apartamentos únicos ou até de prédios inteiros.
O selo só valerá para novas construções ou grandes reformas, em decorrência da maior dificuldade de se avaliar casas já construídas. Apesar disso, o GBC Brasil planeja lançar um referencial que avalia operação e manutenção de construções residenciais.
Confira os projetos escolhidos pelo Green Building Council Brasil para participar do Referencial da Casas Sustentáveis:
Residência Sustentável de Brasília - Brasília (DF)

Divulgação

Residência Hilgert Silveira - Viamão (RS)

Divulgação

Vila Maresias - São Sebastião (SP)
Apartamento Sustentável - São Paulo (SP)
Casas Doke - Sumaré (SP)

Divulgação

Casa Madagascar - Brasília (DF)
Casa da Chapada - Chapada Guimarães (MT)
Catuçaba Ecovila - São Luiz do Paraitinga (SP)

Divulgação

Green Loft - São Roque (SP)