domingo, 17 de março de 2013

Dia Mundial da Água e incentiva consumo consciente


09/03/2013 - 08h00

Exposição marca Dia Mundial da Água e incentiva consumo consciente

DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1241043-exposicao-marca-dia-mundial-da-agua-e-incentiva-consumo-consciente.shtml

O consumo consciente da água é tema de exposição que abre no domingo (10) na estação Clínicas do Metrô de São Paulo. A mostra "Gotas", da artista plástica Andrea Laybauer, marcará também as comemorações do Dia Mundial da Água, em 22 de março.
"Pretendemos com este evento levar a questão da conservação da água para o público em geral", diz a diretora da Editora Cultura Sub, Ana Carolina Xavier, responsável pela organização da mostra.
A exposição terá 26 imagens --11 delas inéditas-- criadas pela artista por meio da macrofotografia, técnica que consiste no congelamento do exato momento do choque de uma gota d'água em uma superfície líquida e a reflexão da imagem.

Mostra marca Dia Mundial da Água

 Ver em tamanho maior »
Divulgação
AnteriorPróxima
Exposição no metrô Clínicas terá obras da artista Andrea Laybauer; exposição terá 26 imagens, das quais 11 são inéditas
As obras conseguem trazer para o espectador elementos que existem, mas que não são percebidos por serem detalhes pequenos, alguns milimétricos, que acontecem em frações de segundos.
As imagens da artista também ressaltam o objetivo da mostra: conscientizar o público sobre a escassez de água no planeta.
"Queremos alertar a sociedade para o consumo consciente de água", afirma Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de marketing e comunicação da Veolia Water, empresa de tratamento de água que patrocina a exposição.
"Uma pessoa precisa, em média, de 50 litros de água por dia para viver. No Brasil, o consumo é acima desse valor, já que consumimos diariamente cerca de 180 litros", diz Béatrice.
"Os brasileiros estão começando a usar a água de maneira consciente, mas ainda tem de melhorar porque, por exemplo, ainda tem muita gente que varre a calçada com a mangueira em vez de usar uma vassoura", ressalta a gerente. "No dia a dia são as pequenas coisas que podem se transformar em grandes prejuízos"
Exposição Gotas. Estação Clínicas (Linha 2 - Verde do Metrô). Av. Dr. Arnaldo, 555, Pacaembu, zona oeste, São Paulo, SP. De 10/3 a 30/4. Dom. a sex.: das 4h40 às 00h18. Sáb.: das 4h40 à 1h. Entrada gratuita.
CONFIRA ABAIXO ALGUMAS DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA
  • Tome banhos mais curtos. Um banho de 15 minutos, em uma casa, consome 135 litros de água. Um de 5 minutos, apenas 45 litros.
  • Diminua a vazão das válvulas de descarga.
  • Prefira usar regador à mangueira em jardins e hortas.
  • Não lave calçadas com água; use uma vassoura.
  • Equipamentos como o restritor de vazão, a popular "peneirinha", instalados em torneiras, reduzem, em média, 50% do consumo de água.
  • Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana.
Fonte: Sabesp