quinta-feira, 21 de março de 2013

Câmara aprova projeto que prevê inspeção anual para carros com 10 anos de uso


20/03/2013 - 20h37

Câmara aprova projeto que prevê inspeção anual para carros com 10 anos de uso


GILBERTO BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

Os vereadores de São Paulo aprovaram, na noite desta quarta-feira, por 35 votos a 15, o novo projeto de inspeção veicular. O projeto, aprovado em segunda e última votação, prevê a vistoria anual apenas para carros com dez anos de uso. Veículos com até três anos de uso não farão inspeção. Já os de quatro a nove anos passarão pela inspeção apenas a cada dois anos.

As mudanças estão previstas para 2014. Neste ano, a inspeção continua como já ocorria nos últimos anos, obrigatória para todos os carros. O motorista que tiver o veículo aprovado na vistoria poderá pedir o reembolso da taxa. Como será feita essa solicitação deverá ser definido em uma regulamentação esperada para os próximos 60 dias.
Já a partir do próximo ano, os carros aprovados na inspeção passarão a ser isentados da taxa.
A proposta determina ainda que o contrato com a Controlar, responsável pela inspeção hoje, seja extinto. A definição das novas empresas que irão atuar deve ocorrer por credenciamento. Ou seja, vai ganhar quem oferecer menor preço.
Parte da bancada do PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab, votou contra. Entre eles estão José Police Neto, Marco Aurélio Cunha, Marta Costa e o Coronel Camilo.
Joel Silva/Folhapress
Funcionário faz inspeção veicular em carro no pátio da Controlar em SP; projeto de Haddad é criticado na Câmara
Funcionário faz inspeção veicular em carro no pátio da Controlar em SP; projeto de Haddad é criticado na Câmara

EMENDA
Antes da votação do projeto, a base aliada do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), apresentou uma emenda que suspendia, a partir de 31 de dezembro deste ano, a vistoria ambiental caso o governo de Geraldo Alckmim (PSDB) não implementasse o mesmo projeto em todo o Estado.
A emenda era vista como uma pressão para evitar a votação das outras cerca de 20 emendas apresentadas ao projeto. Ela, porém, foi retirada após ser discutida pelos vereadores. As demais emendas ainda estão sendo discutidas na Câmara.
Editoria de Arte/Folhapress