sexta-feira, 22 de março de 2013

Aqui,a "cidade limpa" não entra!


Conversa de bar sobre banheiros dá origem a empresa de sucesso

21/03/2013 - 07h02
|
EDUARDO KORMIVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A ideia que originou a maior empresa especializada em mídia indoor (interna) do país surgiu em um papo de bar em Curitiba, nove anos atrás. Um dos amigos à mesa, todos universitários, lançou a ideia de vender espaços publicitários em banheiros depois de utilizar o do estabelecimento.



A sugestão aparentemente estranha fazia muito sentido. "A gente criaria receita em um espaço que só gerava custo para o dono do estabelecimento", afirma Ernesto Villela, 35 anos, sócio-fundador da Enox.

Irmão de um dos estudantes, foi Villela quem montou o plano de negócios da empresa. Recém-formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas à época, ele enxergou a oportunidade de iniciar um negócio inovador. "Percebemos a dificuldade dos pequenos negócios em conseguir vender mídia para as grandes empresas anunciantes, por mais qualificado que fosse o público."
Os quatro sócios da empresa concordaram em investir R$ 5.000 cada. O passo seguinte foi vender o serviço a donos de bares, restaurantes, salões de beleza e academias da capital paranaense. Em dez meses, a nova empresa administrava os banheiros de estabelecimentos por onde circulavam 800 mil pessoas por mês.
Curitiba não bastava para atrair os grandes anunciantes. Era necessário crescer e ganhar escala nacional. A sede mudou para São Paulo e Villela abriu 22 escritórios pelo país em um período de quatro anos --reduzidos a 17 mais tarde.
De rei dos banheiros, a Enox passou a administrar os mais variados tipos de ambientes. Atualmente, eles somam mais de 6.000 em 18 segmentos, que incluem lojas de departamento, farmácias, LAN houses e até campos de futebol. São lugares que recebem 100 milhões de visitantes todos os meses.
Praticamente tudo pode virar mídia. A companhia foi capaz de enxergar espaços publicitários do porta copo do bar ao colchonete de alongamento da academia. "A propaganda tem que acontecer naturalmente ", diz o empresário.