quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

USP cria centro de pesquisas sobre desastres naturai

31/Janeiro/2013

USP cria centro de pesquisas sobre desastres naturais


http://www.piniweb.com.br/construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/usp-cria-centro-de-pesquisas-sobre-desastres-naturais-277273-1.asp

Sob coordenação da Poli-USP, novo Núcleo de Apoio à Pesquisa vai reunir conhecimento produzido na área para minimizar efeitos causados por catástrofes




Gustavo Jazra




A Universidade de São Paulo (USP) assinou, nesta quinta-feira (31), convênio com o Ministério da Integração Nacional e a Casa Militar - Defesa Civil de São Paulo para a criação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres do Estado de São Paulo (Ceped). Coordenado pela Escola Politécnica (Poli-USP), que já desenvolve pesquisas sobre a logística de operações humanitárias, deslizamentos e remoção de resíduos, o Ceped é um Núcleo de Apoio à Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa.
Além da Universidade Politécnica, dez outras Unidades de Ensino e Pesquisa da USP vão atuar, de maneira interdisciplinar, no centro. Entre elas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), para o desenvolvimento de projeto de abrigos temporários e equipamentos em casos de desastres. A Faculdade de Engenharia de São Carlos também vai participar, com a realização de estudos sobre impactos de inundações.
Iniciativa da Superintendência de Relações Institucionais da universidade, o projeto tem como objetivo geral reunir todo o conhecimento produzido pela entidade e disseminá-lo a fim de prevenir e, futuramente, mitigar desastres naturais.