quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

UFA!

 26/02/2013 - 13h08

Prefeitura do Rio inaugura primeiro mictório UFA! na Central do Brasil



DO RIO

Diante da estação de trens Central do Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira um modelo de mictório público, que pode ser instalado em outras calçadas pela cidade.
Batizado de UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio), o equipamento foi doado à prefeitura por uma empresa de mobiliário urbano interessada em virar fornecedora do município.
"Se esta experiência der certo, vamos implantar pela cidade", afirmou Marcus Belchior, secretário de Conservação e Serviços Públicos, que foi ao local para cortar a faixa de inauguração do mictório. "Faremos uma licitação para escolher a empresa que vai produzir os banheiros."
O prefeito Eduardo Paes cogitou ir à Central do Brasil para inaugurar o mictório, mas acabou desistindo da ideia. O primeiro usuário da UFA foi o padeiro pernambucano Josafar Gomes da Silva, 35, que passava pela Central e resolveu estrear o equipamento.
"Estava procurando um lugar para ir ao banheiro e vi que abriu isso aqui. Estou até mais leve", disse o padeiro, que não se intimidou pela visibilidade parcial do equipamento.
O modelo do mictório, com capacidade para uma pessoa, garante privacidade ao redor do usuário.
Entretanto, quem passa pela calçada consegue ver os pés do usuário. Além disso, pequenas aberturas, em forma de quadrados, decoram a parte superior do equipamento, e possibilitam uma visão parcial do rosto da pessoa que vai urinar sem lavar as mãos depois. A UFA! não tem pia.
Divulgação
Primeira UFA!, protótipo de um novo mictório público em aço inoxidável na estação Central do Brasil, no centro do Rio
Primeira UFA!, protótipo de um novo mictório público em aço inoxidável na estação Central do Brasil, no centro do Rio