segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Laudo: vazamento não contaminou água com óleo ascarel em SC




Laudo: vazamento não contaminou água com óleo ascarel em SC

Produção de ostras em Florianópolis está suspensa após suspeita de contaminação 




Fabricio Escandiuzzi

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma)divulgou um laudo no final da tarde desta sexta-feira (25) confirmando não existir contaminação por ascarel na água da região sul de Florianópolis. O exame foi realizado na região do canal da Tapera, bairro onde foi registrado o vazamento da substância em dois transformadores das Centrais Elétricas de Santa Catarina, em novembro de 2012.
O resultado, obtido através de coletas realizadas entre os dias 21 de dezembro e 11 de janeiro, mostrou a presença de óleo, mas não de ascarel, nas águas do canal.
A atividade de maricultores acabou proibida na região desde que o vazamento foi detectado. Apesar do exame, a interdição deve continuar. O presidente da Fatma, Murilo Flores, explicou que um exame realizado nos moluscos ainda é aguardado para detectar se existe ou não a contaminação. A expectativa é que o novo laudo seja conhecido na próxima semana.
O óleo ascarel era utilizado como isolante em equipamentos elétricos - como ostransformadores abandonados que registraram o vazamento em Florianópolis. Seu uso foi proibido no Brasil  em 1981 por ser uma substância cancerígena, capaz de atingir fígado, baço, rins e sistema nervoso.