segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Geração de eletricidade com lixo

China Everbright e Banco Asiático de Desenvolvimento cooperam na geração de eletricidade com lixo
  2012-12-28 09:43:00  cri

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) e a companhia China Everbright International Ltda. assinaram um acordo de empréstimo em Beijing para financiar os projetos de geração de eletricidade com incineração de lixos urbanos e agrícolas na China.
Segundo o acordo, a Everbright receberá US$ 200 milhões do BAD e do Banco Comercial Unido para projetos de geração de eletricidade com lixo doméstico (WTE, em inglês), com o objetivo de queimar 7,3 mil toneladas de lixo por dia.
Os projetos deverão gerar 1,24 bilhões de quilowatts-horas de eletricidade anualmente até 2016, segundo a China Everbright International.
O BAD tem foco no meio-ambiente e desenvolvimento sustentável na sua agenda até 2020, e a companhia apoiará a construção da China como civilização ecológica, de acordo com a estratégia do governo chinês, afirmou o diretor para a Missão de Residente na China do BAD, Hamid L. Sharif.
Juntamente com o valor de US$ 200 milhões investido pelo BAD em 2009, a China Everbright International investiu até agora em 20 projetos de WTE no país, segundo o diretor-executivo da companhia, Chen Xiaoping.
A China produz mais lixo agrícola que qualquer país do mundo. A palha da colheita totalizou 700 milhões de toneladas em 2010. O país também produz 200 milhões de toneladas de lixo sólido urbano anualmente.
A companhia Everbright também pretende promover a sua tecnologia de tratamento de lixo para outros países asiáticos, disse Chen. (por xinhua)