sábado, 2 de fevereiro de 2013

Brasil tem risco moderado de corrupção no setor de defesa. O Brasil é o país menos corrupto entre os emergentes do Brics!



TRASPARÊNCIA INTERNACIONAL - 
Artigo publicado em 29 de Janeiro de 2013 - Atualizado em 29 de Janeiro de 2013

Brasil tem risco moderado de corrupção no setor de defesa


Mapa com níveis de risco de corrupção no setor de defesa.
Mapa com níveis de risco de corrupção no setor de defesa.
http://government.defenceindex.org

RFI
Pela primeira vez a ONG Transparência Internacional investigou uma lista de 82 países para avaliar os riscos de corrupção no setor de defesa. A conclusão, divulgada nesta quinta-feira, aponta que 70% dos governos apresentam falhas para proteger o setor de defesa da corrupção. O Brasil integra a lista dos países onde os riscos são considerados moderados.

O estudo foi lançado pelo programa de Defesa e Segurança da Transparência Internacional do Reino Unido. Os 82 países que integram a lista representavam 94% despesa militar global em 2011, o equivalente a US $ 1,6 trilhões. Os países foram avaliados de acordo com 77 indicadores, divididos em cinco áreas de risco para o setor de defesa: política, finanças, pessoal, operações e contratos. Eles foram classificados em 6 níveis que vão de um risco muito baixo a um risco crítico.

O grupo dos 70% que não têm ferramentas para prevenir a corrupção no setor de defesa, inclui 2/3 dos maiores importadores e metade dos maiores exportadores de armas do mundo
Nove países mostraram muitas deficiências em adotar mecanismos de controle, entre eles Angola, Síria e Líbia, e são apontados como tendo um risco de exposição crítica à corrupção.

No caso dos países da América Latina, o estudo revelou que controles técnicos rigorosos e auditorias fazem com que os governos tenham um baixo risco de envolvimento em corrupção. O Brasil está na lista dos países moderados em termos de riscos de corrupção na área da defesa. Apenas dois países, segundo a ONG Transparência Internacional tem um risco muito baixo de corrupção: Alemanha e Austrália. Eles são os únicos que têm mecanismos eficazes de combate à corrupção, como uma supervisão parlamentar da política de defesa.
Com base em dados do Banco Mundial, a Transparência Internacional estima que o custo global da corrupção no setor da defesa é de no mínimo de US $ 20 bilhões por ano. Esse valor equivale à soma total prometida pelo G8 em 2009 para combater a fome no mundo. A ONG pede aos governos maior transparência neste setor que envolve grandes contratos públicos.
TAGS: ARMAMENTOS - BRASIL - CORRUPÇÃO - DEFESA - REINO UNIDO






CORRUPÇÃO - 
Artigo publicado em 05 de Dezembro de 2012 - Atualizado em 05 de Dezembro de 2012

Brasil melhora no ranking de corrupção da Transparência Internacional


Mapa do Indice de Percepção da Corrupção em 2012.
Mapa do Indice de Percepção da Corrupção em 2012.
http://www.transparency-france.org

RFI
O relatório anual sobre a corrupção mundial da ONG alemãTransparência Internacional foi divulgado nesta quarta-feira, 5 de dezembro de 2012, em Berlim. O ranking revela que a corrupção continua a fazer estragos na grande maioria dos 176 países avaliados. O Brasil é o país menos corrupto entre os emergentes do Brics.

O Brasil ganhou quatro posições no Índice de Percepção da Corrupção em 2012 e ocupa agora o lugar 69 do ranking. A nota brasileira, na escala que vai de zero para os países de corrupção generalizada a 100 para os menos corruptos, é de 43. O Brasil é o melhor colocado dos Brics, está empatado com a África do Sul e à frente da China, Índia e Rússia.
http://www.transparency-france.org