quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

São Paulo 2022




São Paulo 2022

IDEIAS, DIRETRIZES, INDICADORES E METAS PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS DA CIDADE


fonte: http://www.saopaulo2022.org.br/




download: http://www.saopaulo2022.org.br/publicacao-sao-paulo-2022.pdf



Apresentação

As cidades constituem atualmente um dos maiores desafios da humanidade, mas também propiciam oportunidades para a participação efetiva da população na construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável. Cada uma com seu foco e especialidade, a Associação Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura, o Instituto Arapyaú, o Instituto Ethos, o Instituto Socioambiental e a Rede Nossa São Paulo têm colaborado para uma São Paulo melhor.
Com o intuito de discutir caminhos para o município de São Paulo e de sua Região Metropolitana, as cinco organizações não governamentais se uniram para criar a iniciativa São Paulo 2022 que, por meio de um amplo estudo, conseguiu reunir um conjunto de diretrizes e indicadores de monitoramento estratégico para orientar o planejamento e desenvolvimento da cidade. No documento, sempre que possível os indicadores são seguidos de referências de metas sugeridas para o debate. Para demonstrar a viabilidade das propostas identificaram-se, também, exemplos de boas práticas nacionais e internacionais, que podem subsidiar a discussão sobre o que buscamos para a cidade nos próximos dez anos.
São Paulo 2022 pretende, por meio do resgate do planejamento, sensibilizar a sociedade paulistana para pensar a cidade no futuro, além do período de mandato de um político. A ideia é conquistarmos um plano formal de longo prazo para a capital paulista que incorpore os anseios da população. Iniciativas semelhantes já existem ao redor do mundo, como Sydney 2030 e Chicago 2040.
2022 é um número simbólico para os paulistanos, para os paulistas e para os brasileiros. É o bicentenário da independência do Brasil, que ocorreu às margens do rio Ipiranga, na capital paulista; o centenário da Semana de Arte Moderna; o aniversário de 50 anos da Conferência de Estocolmo, a primeira conferência da ONU sobre meio ambiente. Também é o último ano de vigência do futuro Plano Diretor de São Paulo, que deverá vigorar durante o período de 2013 a 2022.
São Paulo 2022 oferece sugestões de propostas e diretrizes para uma capital paulista mais justa e sustentável, com o intuito de enriquecer e tornar mais participativa a construção desse Plano. O que se espera para a cidade de São Paulo, no ano 2022, pode começar a ser pensado, planejado e tornado realidade desde já!

Realização e autoria:

Realizadores: Escola da Cidade, Instituto Arapyaú, Instituto Ethos, Instituto Socioambiental e Rede Nossa São Paulo