sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Para-raios nos parques



Para-raios



Veja os componentes do sistema que protege a construção contra descargas atmosféricas



http://www.equipedeobra.com.br//construcao-reforma/36/artigo218508-1.asp

Reportagem: Samantha Costa




Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, também conhecido pela sigla SPDA, é o nome técnico dos populares para-raios. Estas instalações são compostas por elementos de captação, condução e aterramento das descargas elétricas e são responsáveis pela proteção das construções contra os raios.
A estrutura dos SPDAs pode variar de acordo com o tipo de edificação e sua localidade. Os tipos mais comuns de para-raios são os métodos Franklin e Gaiola de Faraday, previstos na norma técnica NBR 5419:2005 Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas.
O método Franklin se baseia no uso de captores pontiagudos colocados no topo de hastes verticais que variam de 2 m a 6 m de altura. Esse conjunto é colocado no topo da estrutura para captar os raios - o sistema é muito utilizado em edifícios altos que servem de base para antenas de TV e de celular.
A Gaiola de Faraday consiste de um sistema de proteção que envolve o imóvel, formando uma espécie de caixa de blindagem elétrica. A planta a seguir mostra um pequeno edifício - um abrigo ferroviário onde ficam equipamentos eletrônicos sensíveis - protegido com um para-raios desse tipo.