terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lula gigante é filmada pela primeira vez no fundo do mar


07/01/2013 - 15h13

Lula gigante é filmada pela primeira vez no fundo do mar

DA EFE

A rede japonesa "NHK" e a americana "Discovery Channel" conseguiram gravar pela primeira vez nas profundezas marinhas a lula gigante, um dos animais mais misteriosos do mundo, informou nesta segunda-feira a rede pública japonesa.
Uma equipe de ambas as televisões, com a colaboração de membros do Museu Nacional japonês de Ciência e Natureza, filmou o animal a cerca de 15 quilômetros a leste da ilha japonesa de Chichijima, a cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Tóquio.
Os membros da equipe usaram um submersível que captou as imagens no verão passado a uma profundidade de 630 metros, graças a uma câmera de alta definição.
O animal captado tem cerca de três metros de comprimento, embora não tenha seus dois tentáculos mais proeminentes. Por isso acredita-se que originalmente a lula poderia medir oito ou nove metros.
AFP/NHK /NEP/DISCOVERY CHANNEL
Lula gigante é flagrada de perto pela primeira vez no oceano
Lula gigante é flagrada de perto pela primeira vez no oceano
No vídeo, que poderá ser visto no Japão no dia 13 de janeiro e posteriormente nos EUA em 27 de janeiro, o exemplar se alimentou de uma isca colocada pela equipe.
Nesse momento, as imagens captam de perto os enormes olhos do animal e suas ventosas, de cerca de 5 centímetros de diâmetro, segundo revelou a "NHK".
Acredita-se que o vídeo possa ajudar a mostrar comportamentos deste lendário animal, do qual até agora só existia gravações de exemplares capturados.
Com três corações, uma visão cem vezes mais potente que a do ser humano e um cérebro muito desenvolvido, este mítico gigante permaneceu até o momento oculto nos abismos marítimos.
AFP
Lula foi flagrada a cerca de 630 metros de profundidade
Lula foi flagrada a cerca de 630 metros de profundidade
Acredita-se que se trata do maior invertebrado do mundo, já que pode chegar a alcançar uma tonelada de peso e em torno de cerca de 20 metros de comprimento.
A lula gigante vive aparentemente em profundezas entre os 400 e os 1.500 metros sob a superfície do mar, onde a pressão é muito elevada e a luz do sol praticamente inexistente.