sa71 Estudo aponta que fast food aumenta casos de asma, eczema e rinoconjuntivite em crianças
O estudo foi realizado em um ano. Foto: A_minor

Crianças, que costumam se alimentar em fast foods, três vezes por semana, têm mais chances de contrair doenças como asma, eczema (inflamação na pele) e rinoconjuntivite (uma mistura de rinite com conjuntivite que resulta da inflamação da mucosa do nariz e dos olhos). A explicação é que a comida fornecida neste tipo de estabelecimento possui doses altas de ácidos gordos transaturados (gordura trans), conhecidos por afetar a imunidade.
Os pesquisadores analisaram, durante um ano, dados de 500 mil crianças de 50 países diferentes. O estudo, que foi publicado na revista especializada Thorax, sugeriu a ingestão de frutas para rebater os malefícios causados por alimentação em fast food. As futas são ricas em antioxidantes, o consumo de três ou mais porções por semana reduz o risco das doenças citadas em 11% a 14%.
“As evidências sugerem que as vitaminas e antioxidantes encontrados em frutas e legumes frescos têm um efeito benéfico sobre a asma. Portanto, aconselhamos as pessoas com asma a manter uma dieta saudável e equilibrada, incluindo cinco porções de frutas ou legumes todos os dias, peixes mais de duas vezes por semana, e leguminosas mais de uma vez por semana”, explicou à BBC Brasil, um dos autores do estudo, Malayka Rahman.
Entrevistados de 13 e 14 anos, que comiam em fast foods três ou mais vezes por semana tinham 39% mais riscos de sofrer de asma severa. E crianças entre 6 e 7 anos tinham 27% a mais de chances, detectou a pesquisa.
“Os resultados têm grande importância para a saúde pública devido o aumento do consumo de alimentos rápidos globalmente”, destacou o estudo.
** Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)