sábado, 19 de janeiro de 2013

Arena Fonte Nova está em fase final de obras

17/Janeiro/2013

Arena Fonte Nova está em fase final de obras



Mais de 90% da construção está concluída. Estádio baiano deve ser entregue no dia 28 de fevereiro



Carlos Carvalho, da revista Infraestrutura Urbana


Um dos palcos da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014, a Arena Fonte Nova, em Salvador, já está em fase final de obras, com mais de 90% dos serviços concluídos. Segundo o consórcio Arena Fonte Nova, responsável pela construção do estádio, atualmente a cobertura está sendo montada.

Depois de instalado o sistema de big lift, no qual cabos tensionados sustentam a armação metálica da cobertura, estão sendo instaladas as membranas de PTFE, uma película autolimpante de PVC com teflon que vai cobrir 100% dos assentos instalados nas arquibancadas.

Nilton Souza/Divulgação: Consórcio Arena Fonte
Cobertura de membranas de PTFE começa a ser instalada na Arena Fonte Nova. Material é auto-limpante e deve cobrir 100% dos assentos do estádio


Esses assentos também já estão em fase de montagem e serão de três tipos: assentos sem braços para as arquibancadas convencionais e com braço para o público do setor leste da arena, ambos de resina plástica. O terceiro modelo são cadeiras para os camarotes, que possuem assento acolchoado, braço e estofamento em poliuretano.

Segundo o consórcio, todos os assentos serão em tons verdes, para remeter às águas do Dique do Tororó, manancial natural da cidade de Salvador tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e que pode ser visto de dentro da arena através de uma abertura na arquitetura do estádio.

Também foi instalado um sistema de drenagem a vácuo, que possui um conjunto de motobomba responsável pela drenagem das águas pluviais. O mesmo sistema também é responsável por aerar o solo e a grama do novo estádio, que será do tipo Bermuda Celebration, destinada a ambientes ensolarados.

Erik Salles/BAPRESS
Arena Fonte Nova ganha gramado específico para ambientes ensolarados, que deve ser aerado por um sistema integrado com a drenagem do campo


Esta grama é plantada em um solo com reforço de fibra sintética misturado ao substrato. O campo terá medidas de 105 m x 68 m e ficará a uma distância de apenas 10 m das arquibancadas laterais e 12,3 m da linha de fundo. A previsão de entrega da nova Arena Fonte Nova é para 28 de fevereiro.

Leia também:
Concluída a estrutura de sustentação da cobertura tensionada da Arena Fonte Nova