domingo, 27 de janeiro de 2013

A sustentabilidade da cidade de São Paulo depende de "nós"...

27/01/2013-03h00

Conheça as etapas do Plano Diretor e por que acompanhá-lo

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1220575-conheca-as-etapas-do-plano-diretor-e-por-que-acompanha-lo.shtml

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO


Na campanha, Fernando Haddad incluiu a revisão do Plano Diretor, que deveria ter ocorrido em 2012, entre suas prioridades de gestão. O Arco do Futuro, programa de desenvolvimento do entorno das marginais --uma das principais promessas do petista--, depende do sucesso da prefeitura nessa revisão.
A administração planeja enviar para a Câmara, até o fim do ano, um nova versão do Plano Diretor. "Nosso princípio é começar a revisão com ampla participação popular. Todos os questionamentos e as decisões judiciais do processo anterior foram sobre participação", diz Kazuo Nakano, que vai coordenar isso na prefeitura.

Uma só cidade

Ver em tamanho maior »
Tuca Vieira/Folhapress
AnteriorPróxima
Àrea da antiga favela Djalma Coelho, na Vila Madalena; moradores foram retirados em 2005, mas nenhuma habitação social foi construída até hoje
A maioria na Câmara deve garantir certa facilidade para a prefeitura, mas embates são esperados. "Nossa grande disputa com o PT vai ser a preservação dos bairros que têm qualidade de vida. Adensamento e verticalização devem ocorrer só onde tiver espaço. Não em bairros como Pinheiros e Vila Mariana", diz Floriano Pesaro, líder do PSDB.

Ilustrações Raul Aguiar
POR QUE DEVO ACOMPANHAR
O planejamento urbano é o modo como a prefeitura direciona suas ações para desenvolver a cidade. Em São Paulo, o Plano Diretor Estratégico é a grande ferramenta desse planejamento. Sua revisão, neste ano, é a oportunidade de mudar o que vai mal. A implementação do plano pode interferir no tempo que você fica no trânsito para ir ao trabalho, na disputa das construtoras por terrenos, no preço dos imóveis, na quantidade de áreas verdes.

Tuca Vieira/Folhapress
Região central da cidade de São Paulo concentra empregos, mas fica vazia no fim de semana por ter poucos moradores
Região central de São Paulo concentra empregos, mas fica vazia no fim de semana por ter poucos moradores 
COMO POSSO ACOMPANHAR
Durante o processo de revisão do Plano Diretor, a prefeitura vai convocar a população a participar de audiências e reuniões nas 31 subprefeituras. Essa divulgação vai ser feita por diversos meios, como TV e internet. A participação dos cidadãos pode ser individualmente ou por meio de associações de bairro. Nos dois casos, é a oportunidade ideal para levar críticas e sugestões