terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Projetos bem-sucedidos reciclam entulhos de obra e pneus velhos

Plásticos descartáveis são transformados em madeira plástica

Aquecimento global pode reduzir recursos hídricos no sudoeste dos EUA


http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-12-24/aquecimento-global-pode-reduzir-recursos-hidricos-no-sudoeste-dos-eua.html

Precipitações aumentarão no norte da Califórnia no inverno e na bacia que alimenta o rio Colorado, mas maior evaporação superará aumento pluviométrico

AFP |
Os recursos hídricos superficiais de regiões do sudoeste dos Estados Unidos, afetados pela pior seca no país em mais de meio século, poderão diminuir 10% nas próximas décadas devido ao aquecimento global, segundo um estudo publicado na Nature Climate Change. Os recursos hídricos superficiais abrangem cursos d'água e lagos.
Assista: Estados Unidos enfrentam a pior seca das últimas décadas

AP
Píer adentra terreno seco no Morse Reservoir, em Noblesville, EUA (julho/2012)


Segundo o estudo, as precipitações aumentarão no norte da Califórnia no inverno e na bacia que alimenta o rio Colorado. Mas o aumento da evaporação causada pelo aquecimento global superará este aumento pluviométrico.
O Texas sairá perdendo ainda mais, já que, segundo simulações dos cientistas americanos, as precipitações serão menores e a evaporação, maior.
Globalmente, no sudoeste dos Estados Unidos, os recursos superficiais poderiam diminuir 10% no período 2021-2040 com relação à segunda metade do século 20, informou à AFP um dos autores do estudo, Richard Seager, pesquisador da Universidade de Columbia, em Nova York.
"É um declive muito significativo, em vista da pressão sobre o rio Colorado" para tarefas agrícolas e domésticas, acrescentou. No verão passado, os Estados Unidos sofreram sua maior seca em 56 anos, segundo informou em julho a agência meteorológica americana. A seca provocou uma forte alta nos preços mundiais dos alimentos.