quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Iniciativa privada para produção de água de reúso industrial vence Prêmio ANA 2012

7/Dezembro/2012

Iniciativa privada para produção de água de reúso industrial vence Prêmio ANA 2012

http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/iniciativa-privada-para-producao-de-agua-de-reuso-industrial-vence-274844-1.asp

Projeto Aquapolo produz mil litros de água de reúso por segundo e abastece pólo industrial na região Metropolitana de São Paulo


Gustavo Jazra


Divulgação: Aquapolo Ambiental
O Projeto Aquapolo, que produz água de reúso industrial, foi vencedor do prêmio promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), na categoria Empresas. A iniciativa, implantada pela Foz Brasil (Organização Odebrecht) e Sabesp, recebeu investimento de R$ 364 milhões e teve sua planta inaugurada no dia 29 de novembro.

O Aquapolo produz água industrial a partir do tratamento do esgoto do sistema ABC para dez clientes do Pólo Petroquímico de Capuava. Além de uma estação de produção de água de reúso para fins industriais, o complexo contém uma adutora, com 17 quilômetros e outros 3,6 quilômetros de distribuição. Essa estrutura foi instalada na Estação de Tratamento de Esgotos ABC, da Sabesp, que fica na divisa entre as cidades de São Paulo e São Caetano.
Com capacidade para produzir mil litros de água de reúso por segundo, o Aquapolo abastece o pólo industrial, localizado no município de Mauá, também no ABC Paulista. O consumo é equivalente ao de água potável de uma cidade de 300 mil moradores.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), a partir da iniciativa, será possível aumentar a oferta de água potável para a Região metropolitana de São Paulo. Afinal, o volume de água que seria utilizado pelo pólo petroquímico será substituído pela água de reúso industrial.
A solenidade buscava reconhecer iniciativas que contribuíssem para o uso sustentável dos recursos hídricos do país. Ao todo, foram 363 projetos inscritos em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.