quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fumar «apodrece» o cérebro, conclui estudo


EM BAIXO: Tabaco
Tabaco


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/fumer-apodrece-o-cerebro-tabaco-cigarros-doencas-saude-tvi24/1396288-4071.html

Prejudica a aprendizagem, a memória e o raciocínio. Leia este artigo antes de pegar no próximo cigarro

Por: Redacção / CF | 2012-11-26 11:10


Uma investigação realizada pelo Kings College de Londres, em Inglaterra, concluiu que o tabaco «apodrece» o cérebro retirando-lhe capacidades cognitivas.

O estudo, feito a 8800 com mais de 50 anos, mostra que esses fumadores apresentam a tensão arterial alta e peso acima da média.

Levado ao cabo de oito anos, o trabalho quis mostrar os estilos de vida podem prejudicar o cérebro e, por seu turno, levar a ataques cardíacos ou AVCs.

Os voluntários foram sujeitos a testes de quatro em quatro anos. Uma das provas a que foram sujeitos prendia-se com a sua capacidade de assimilar novas palavras e nomes de animais. Resultado: há uma menor capacidade cognitiva numa ligação direta com a quantidade de cigarros que fumam. Consequentemente, ao reduzir a atividade cerebral aumenta a probabilidade de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. 

A estas doenças acrescente-se a demência. Um dos investigadores, Simon Ridley, em declarações à BBC, explica que estas conclusões vêm reforçar os estudos já feitos a nível da doença de Alzheimer. «Uma em cada três pessoas com mais de 65 anos vai desenvolver a demência, mas há coisas que as pessoas podem fazer para reduzir seu risco». 

Está nas suas «nossas» mãos - «comer uma dieta equilibrada, manter um peso equilibrado, fazer exercício regularmente, verificar a tensão arterial e ter o colesterol controlado e não fumar pode fazer a diferença».