terça-feira, 27 de novembro de 2012

Papel feito de fezes de elefante...


26/11/2012 - 08h14

Indonésia tem papel feito de fezes de elefante

DA BBC BRASIL

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1191262-indonesia-tem-papel-feito-de-fezes-de-elefante.shtml


Um parque indonésio em Bogor, na região de Java Ocidental, começou a produção de papel reciclado a partir das fibras presentes no estrume dos elefantes que moram no local.
O parque Taman Safari Park, em Bogor, tem 40 elefantes. Os animais produzem cerca de quatro toneladas de fezes diariamente.
Segundo as autoridades do parque, os elefantes têm uma dieta baseada em fibras e consomem muita grama e outro tipo de vegetação.
Como o sistema digestivo do elefante não consegue desintegrar totalmente a vegetação, o estrume tem muito material que pode ser usado como polpa na fabricação de papel.
Parte do estrume de elefante é usado como fertilizante e o resto como material para a produção de papel.
Para a produção de papel, as fezes são lavadas em tanques para a remoção do odor. A fibra retirada do estrume é aquecida para eliminar as bactérias e, depois da remoção das fibras que não podem ser usadas, o material é levado para secagem.
Estas fibras são então desinfetadas e batidas. A polpa resultante é prensada e transformada em folhas.

Indonésia tem papel feito de fezes de elefante

 Ver em tamanho maior »
Andreas Nugroho/BBC Indonésia
AnteriorPróxima
O parque indonésio Safari Park, em Bogor, tem 40 elefantes. Estes elefantes produzem cerca de quatro toneladas de fezes diariamente. As autoridades do parque afirmam que estes elefantes têm uma dieta baseada em fibras e consomem muita grama e vegetação

Plásticos descartáveis são transformados em madeira plástica