Dia 22 de novembro, o ComKids fica coberto de verde. Com o objetivo de debater os temas relacionados ao meio ambiente, o evento cria um espaço para a apresentação de cases, projetos e “work in progress” de iniciativas multiplataformas, em uma combinação criativa de comunicação, cultura e arte para crianças.
Na programação do ComKids Green, profissionais e especialistas da área da infância apresentam seus trabalhos e pesquisas para inspirar a reflexão, a criação e a abordagens inovadoras para a infância, buscando caminhos para a mídia potencializar – com abordagens positivas – o interesse das crianças pelo meio ambiente. Entre os temas estão: a relação natural da infância com a natureza, o potencial de criação (e “colheita”) de histórias e narrativas, mitologia, formatos eletrônicos e o cuidado com sua abordagem editorial, entre outros.
Com uma programação voltada principalmente para produtores de mídia, cultura, arte, educadores, agentes e outros profissionais da área social e ambiental, o evento conta com um dia inteiro de programação, em que profissionais especialistas em infância apresentam seus trabalhos em 4 mesas.
A mesa 1:“Colheitas e achados: meio-ambiente sobre a perspectiva infantil” reúne representantes de projetos que atuam no ambiente das crianças, vendo-o como um hábitat para o seu desenvolvimento. A ideia é que as diversas realidades infantis se vejam representadas por meio de cada uma das abordagens. Para compor este grupo estão: Tatiane Klein do PIB-Mirim (Instituto Sócioambiental), Gabriela Romeu, jornalista, documentarista e idealizadora do Projeto Infâncias, Marisa Villi, do  Instituto Paulo Montenegro e Simone Molitor do Goethe-Institut que falará sobre a série latino-americana de TV “Senha Verde”, com envolvimento efetivo da TV Brasil. A mediação desta mesa ficará a cargo da Rita Mendonça, do Instituto Romã de Vivências com a Natureza.
A mesa 2: “Formação de público e iniciativas de meio ambiente”, trata de discutir experiências de audiovisual, cultura e meio-ambiente na perspectiva de formação de público. Os participantes são: Luiza Lins (Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis), Chico Guariba (Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental), Aida Queiroz (Anima Mundi) e Denise Baena da Gerência de Programas Socioeducativos (GEPSE) do SESC em São Paulo, que falará sobre os projetos da área. A moderação será de Fábio Luiz Vanconcelos, da mesma gerência.
Já a mesa 3 discute o “Meio ambiente na tela: produções audiovisuais para a infância”, trazendo algumas das mais importantes experiências em produção audiovisual infanto-juvenil que tem relação editorial com o meio-ambiente. A mesa tem presença confirmada de Célia Catunda, criadora da série “Peixonauta” (ganhadora do Prix Jeunesse Iberoamericano 2009); Paula Taborda, gerente de programação do Canal Gloob, Rosane Svartman, diretora do filme Tainá 3 e do Glauber Piva, da ANCINE. A mediação fica sob responsabilidade do André Mermelstein, jornalista e editor da revista Tela Viva.
Na quarta mesa, sob a moderação de Beth Carmona, Daniel Munduruku (escritor indígena, Diretor-Presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais), Heloísa Prieto (escritora de literatura infantil) e Ilan Brenman (escritor de livros infantis) tratam do tema “Como encantar as crianças para temas de meio-ambiente?”, levantando caminhos de encantamento por meio das narrativas e das personagens.
Em destaque, o ComKids Green também conta com a participação de Cesar Obeid(contador de histórias) e ainda exibe o curta de animação “Rising Hope”, do ZDF, canal de televisão alemão.
ComKids Green
dia 22 de novembro de 2012, quinta-feira, das 10 às 18h30

Auditório – 131 lugares

Inscrições gratuitas: comkidsgreen@gmail.com