quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Empresa disponibiliza neutralização de CO2 para construções

http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2012/11/07/empresa-disponibiliza-neutralizacao-de-co2-para-construcoes/


Empresa disponibiliza neutralização de CO2 para construções

Empresa disponibiliza neutralização de CO2 para construções

A empresa Neutralize Carbono disponibiliza neutralização de CO2 para construção civil
 
Por Gisele Eberspacher às 11h15 de 07/11/2012
 
A Neutralize Carbono oferece para o setor de construção civil uma maneira de neutralizar as emissões de CO2. O processo é o único no Brasil com o processo certificado UNFCCC, um orgão da ONU para questões climáticas.
“O cálculo das emissões de carbono geradas durante uma obra, é feito através de um acompanhamento dos processos de construção, onde são levantados dados de consumo como o total de combustível de máquinas e equipamentos utilizadas na obra, a energia elétrica utilizada no período, o transporte de funcionários até o local dentre outros fatores monitorados. A metodologia utilizada para realizar este cálculo segue os preceitos da norma ISO14.064 e são utilizados fatores de emissão disponibilizados pelos Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério de Minas e Energia”, explica Henrique Mendes, Gerente de Negócios da Neutralize Carbono.
Um exemplo de empresa que já usa esse serviço é a construtura D2F Engenharia, que usa o processo para neutralizar os fases emitidos durante as reformas e construções dos prédios comerciais da rede Starbucks, em São Paulo. Em três lojas atendidas, cerca de nove toneladas de CO2 já foram neutralizados.

A neutralização pode ser feita em obras de vários tamanhos e características, e o cálculo é sempre adaptado para cada caso. Segundo Henrique, a Neutralize Carbono já trabalhou “com clientes que realizam diferentes tipos de obras, residenciais, comerciais, condomínios habitacionais ou mesmo pequenas residências. Esta é uma iniciativa concreta de responsabilidade ambiental e que pode ser adotada por todos as empresas do setor da construção”.
A neutralização é feita a partir de créditos de carbono. “Esses são verificados por entidades independentes e tem origem em diversas atividades distintas, entre elas, o sequestro de carbono por evitar desmantamento ou recuperar áreas degradadas, projetos de energias renováveis, tratamento de resíduos, etc. Assim, mais importante que a atividade – plantio, eficiência energética ou processo industrial – é saber qual o rigor da certificação, a credibilidade das instituições que mantém a certificação, etc. O aquecimento global é, como o próprio termo já diz, global e assim deve ser combatido, ou seja, tanto faz onde se reduzem as emissões, isso é bom para o mundo inteiro: esse é um paradigma a ser superado. Se há uma plantação aqui próxima ou um projeto de energia renovável, que impede emissões de combustíveis fósseis do outro lado do mundo, para o combate ao aquecimento global o efeito é o mesmo”, completa Henrique.