sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Velocidade da internet




01/11/2012 - 10h30

Anatel exige 20% da velocidade da internet a partir de hoje; veja como medir

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA


Atualizado às 17h15.
A partir de hoje as empresas que oferecem serviço de banda larga no país, fixa e móvel, deverão garantir uma velocidade instantânea superior a 20% do total contratado pelo usuário.
De acordo com informações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o cumprimento dessa meta será fiscalizado também pela reguladora a partir de hoje.
A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país.
O regulamento da Anatel, que estabeleceu a meta, determina que esse limite seja aceito pelos próximos 12 meses.
A partir de outubro de 2013, as companhias terão de manter a velocidade mínima em 30% do estabelecido em contrato. Em outubro de 2014, a velocidade mínima instantânea deverá ser superior a 40% do contratado.
PrazoTaxa de Transmissão Instantânea (download e upload)Taxa de Transmissão Média (download e upload)
A partir de novembro de 201220% da taxa de transmissão máxima contratada60% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201330% da taxa de transmissão máxima contratada70% da taxa de transmissão máxima contratada
A partir de novembro de 201440% da taxa de transmissão máxima contratada80% da taxa de transmissão máxima contratada
A princípio, a primeira unidade da federação a participar dos testes de aferição realizados pela agência será o Rio de Janeiro, com 137 aparelhos móveis monitorados.
Segundo informações da agência, os demais Estados receberão gradativamente os equipamentos até junho de 2013, com total de 3,8 mil medidores.
Ainda de acordo com a Anatel, o Estado do Rio de Janeiro foi o escolhido para dar início aos testes porque o programa piloto também foi realizado no Estado.
As medições do serviço móvel incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, CTBC e Sercomtel.
INTERNET FIXA
As medições da qualidade da banda larga fixa, que também têm início hoje, serão feitas por meio de um equipamento medidor instalado gratuitamente em residências ou escritórios dos usuários cadastrados e sorteados.
Em todo o Brasil, serão selecionados até 12 mil voluntários.
A Anatel informou que até o início desta semana, o equipamento já havia sido encaminhado para os usuários selecionados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
As medições da banda larga fixa avaliarão as prestadoras Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
MEDIÇÃO
As medições da qualidade da banda larga ocorrem em cumprimento às resoluções da agência que obrigam o acompanhamento da qualidade da velocidade de upload e download oferecida aos clientes em todo país.
Os primeiros resultados das aferições serão divulgados em dezembro deste ano. Diante dos indicadores, a reguladora deverá adotar medidas para aprimoramento do serviço.
INSCRIÇÃO
Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.
Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela entidade aferidora da qualidade.
De acordo com a Anatel, é fundamental que o teste seja realizado a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição.
Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.
Caso não receba e-mail com link para o teste de velocidade, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereço suporte@brasilbandalarga.com.br.
Os selecionados para participar do programa não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e não serão remunerados pelo serviço.
Uma vez instalado, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando.
Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.
Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.