quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tem dono?


Cientistas de Harvard sugerem que Lua foi formada da Terra

18 de outubro de 2012 | 9h 27


Reuters
Uma nova teoria apresentada por cientistas de Harvard sugere que a Lua já fez parte da Terra e que se separou depois de uma enorme colisão com outro corpo.
Em um trabalho publicado na quarta-feira na revista Science, Sarah Stewart e Matija Cuk afirmam que sua teoria explicaria porque a Terra e a Lua têm composições e química similares.
A Terra estava girando muito mais rápido quando a Lua foi formada, e um dia durava apenas duas ou três horas, disseram.
Com a rotação da Terra tão rápida, um enorme impacto poderia ter lançado material suficiente do planeta para formar a Lua, afirmaram os cientistas, em uma explicação publicada no website da Harvard.
De acordo com a nova teoria, a Terra atingiu posteriormente a sua atual velocidade de rotação através da interação gravitacional entre a sua órbita em torno do Sol e a órbita da Lua em torno da Terra.
Os cientistas salientaram que sua proposição difere da atual teoria hegemônica, que defende que a Lua foi criada a partir de material de um enorme corpo que atingiu a Terra.
Sarah é professora de ciências da Terra e planetárias em Harvard, e Cuk é astrônomo e investigador do Instituto Seti, que apoia pesquisas na busca de vida extraterrestre. Este último está conduzindo uma pesquisa de pós-doutorado em Harvard. 

Fiscalização ambiental em Rondônia: E a segurança dos fiscais depois de 90 dias?


Força Nacional vai apoiar fiscalização ambiental em Rondônia

Tropas deverão garantir a segurança de fiscais do Ibama em 11 cidades do Estado

17 de outubro de 2012 | 15h 35


Agência Brasil
BRASÍLIA – A Força Nacional de Segurança Pública vai apoiar a fiscalização de crimes ambientais em 11 municípios de Rondônia. As tropas federais permanecerão pelo menos 90 dias nas cidades para garantir a segurança dos fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, (Ibama).
De acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União, o reforço será dado em operações de combate ao desmatamento ilegal. As cidades que receberão soldados da Força Nacional são: Porto Velho, Candeias do Jamari, Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Nova Mamoré, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho D´Oeste, Vale do Anari e Itapuã do Oeste.

Pesticidas matam abelhas e prejudicam polinização



22 de outubro de 2012 | 7h 05


OSLO - O Estado de S.Paulo
Pesticidas estão matando abelhas operárias e prejudicando sua alimentação, conclui estudo na revista Nature que mostra que essas colônias, vitais para a polinização, têm maior probabilidade de sucumbir na presença dessas substâncias.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que um terço de todos os alimentos de origem vegetal dependem da polinização das abelhas. Cientistas têm se preocupado com a queda do número de abelhas em tempos recentes, principalmente na América do Norte e na Europa.
Pesquisadores britânicos expuseram, por quatro semanas, colônias formadas por 40 abelhas mamangava - maiores que as abelhas de mel comuns - aos pesticidas neonicotinoide e piretroide.
No grupo exposto, dois terços das abelhas se perderam (morreram ou não retornaram). No grupo controle, apenas um terço se perdeu. Além disso, as abelhas que receberam os pesticidas só conseguiram colher cerca de metade do pólen em comparação com as outras abelhas.
Os achados ressaltam a importância de testes mais amplos, para assegurar que os pesticidas não atinjam também as abelhas. / REUTERS