sábado, 20 de outubro de 2012

Acordo Serasa-Ethos vai ajudar a monitorar cadeia de valor


Acordo Serasa-Ethos vai ajudar a monitorar cadeia de valor

19 de outubro de 2012 11h19


Parceria entre Instituto Ethos e Serasa Experian vai melhorar o monitoramento ambiental e social das cadeias de valor da pecuária, madeira e soja. O acordo vai facilitar o acesso a informações em tempo real de empresas signatárias do pacto promovido pela iniciativa Conexões Sustentáveis, em benefício do meio ambiente e do trabalho justo.

A partir do acordo, o Serasa Experien disponibilizará para o Ethos a ferramenta Conformidade Ambiental, um banco de dados de todas as empresas brasileiras com atividades geradoras de impactos na área.

Atualmente, o serviço é comercializado para bancos e empresas de todo o Brasil, ajudando os executivos do segmento a pensar de maneira ambientalmente correta e socialmente justa antes de fechar um negócio.

A partir do CNPJ ou CPF da empresa ou produtor rural, é possível visualizar informações de órgãos federais, como Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Trabalho e secretarias de 27 Estados.

O Ethos vai ter acesso a dados sobre licenciamentos, cadastro ambiental rural, áreas contaminadas ou embargadas, registro de trabalho escravo e outras autuações.

Com a nova ferramenta, a organização terá evidências para monitorar se o pacto está sendo cumprido. "Estabelecer parcerias e pactos é essencial, mas sem monitoramento, não funciona", afirma o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão.

Caso o fornecedor de empresa vinculada ao pacto apresente problemas, ele terá 30 dias para resolver a pendência ou será excluído da lista de colaboradoras. "A relação fica mais transparente. Dessa maneira, os signatários do pacto irão pressionar seus fornecedores a cumprir a lei e os padrões estabelecidos pelo acordo", explica o diretor de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Caio Magri.

Conexões Sustentáveis - Organizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo Fórum Amazônia Sustentável, a iniciativa Conexões Sustentáveis propõe acordos em três setores: madeira, carne bovina e soja.

As companhias que assinam o documento se comprometem voluntariamente a financiar, comercializar e distribuir apenas produtos que sejam feitos cumprindo a legislação brasileira do ponto de vista social e ambiental. Ou seja, produtos certificados - ou que estejam em processo de regularização - e provenientes de fornecedores que não utilizem trabalho escravo, ou áreas embargadas pelo Ibama.

No caso do Pacto da Soja, ainda há a exigência de que as propriedades dos fornecedores estejam localizadas em áreas liberadas pela Moratória da Soja.


Restaurante itinerante aproveita energia solar na cozinha



Postado em 25/08/2011 às 11h18
O restaurante itinerante utiliza apenas a energia solar no preparo dos alimentos. | Imagem: Divulgação / Lapin Kulta Solar Kitchen
Um novo conceito de gastronomia sustentável foi apresentado na Semana de Design de Milão, em abril deste ano. A ideia consiste em um restaurante itinerante que utiliza energia solar no preparo dos alimentos. O projeto foi idealizado por Antto Melasniemi e Martí Guixé, chef de cozinha e designer, respectivamente.
O cardápio do restaurante varia de acordo com as condições climáticas do dia. Quando o céu está nublado ou chuvoso, a luminosidade diminui e o calor também, por isso é necessário criar receitas rápidas e que consumam menos energia. Mas, a grande novidade e o diferencial do restaurante é que seus clientes podem saborear alimentos feitos de maneira inteiramente natural, cozinhados a partir do calor do sol.
Um prato recebe o calor captado por painéis solares e, assim, aquece o alimento. O site do projeto diz que “uma nuvem pode mudar o curso de um almoço de negócios”, fazendo referência à influência que as condições térmicas e climáticas têm sobre a cozinha do restaurante.
O projeto foi batizado de Lapin Kulta Solar Kitchen, por ter o patrocínio da cerveja finlandesa Lapin Kulta. É possível acompanhar pelo blog o desenvolvimento do projeto para entender como funciona o restaurante e suas filiais temporárias.
O Lapin Kulta Solar Kitchen passa por vários locais durante o verão europeu, entre eles Estocolmo, na Suécia, e Helsinki, na Finlândia. Este modelo integra as novas percepções de negócios sustentáveis. Com informações da Revista Criativa.
Confira o vídeo dos cozinheiros em ação:


Redação CicloVivo

Leia também

Fórum de eficiência energética 2012


17/10/2012

Agência FAPESP – A Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal) e o Sindicato da Indústria de Instalação de São Paulo (Sindistalação) promoverão, no dia 23 de outubro, o “Fórum de eficiência energética 2012”.
O objetivo do evento, realizado com o apoio do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), é levantar discussões a respeito da eficiência energética no ambiente da construção civil e sua aplicação em edificações.
“Perspectivas do setor da construção civil sobre eficiência energética”, “Roadmap internacional sobre eficiência energética nas construções” e “Iniciativas para eficiência energética no setor industrial” são alguns assuntos que serão debatidos durante o encontro.
O evento será realizado no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), situado na Av. Paulista, nº 1313, 4º andar. As inscrições são gratuitas.

EU VOU PARAR DE FUMAR



Visite o site:

http://www.euvouparardefumar.com/wp-signup.php

Tenha sua própria conta Eu Vou Parar de fumar em segundos


(Deve ter pelo menos 4 caracteres, letras e números apenas.)
(Nós enviaremos sua senha para esse endereço, portanto, confira bem).

Detalhes do seu perfil

Preencha os campos a seguir, para criar seu perfil. Campos marcados com a estrela são obrigatórios.

Imagem do perfil (Avatar)

Você pode fazer o upload de uma imagem do seu computador para usá-la como um avatar. Este avatar aparecerá na página do seu perfil.

Acústico Folk Music Brazil no Parque Victor Civita


Acústico Folk Music Brazil




20/10/2012, entre 15:00 e 18:00 Música



No sábado, dia 20 de outubro, das 15h às 18h, a Praça Victor Civita recebe o Acústico Folk Music Brazil, que reúne artistas folk em São Paulo.
Levada suave, acordes harmoniosos de violão e vozes encantadoras, é o que o evento promete ao público na tarde de sábado.
São quatro artistas folk reunidos no mesmo palco, combinando seus talentos para apresentar suas músicas em um formato inédito e emocionante.
Em um cenário onde a música folk ganha cada vez mais espaço, com festivais especializados e um crescente número de artistas apresentando um trabalho de altíssima qualidade, o evento visa criar um clima de união entre artistas e fãs desse gênero musical, incentivando a experimentação musical e a difusão da música folk independente.
O Acústico Folk Music Brazil traz apresentações de Eric Taylor, Phillip Nutt, Victoria Vaz e Gilmore Lucassen, quatro artistas que vem se destacando com um trabalho notável e autêntico, e emocionando plateias em toda cidade de São Paulo. Os artistas compartilham o mesmo estilo folk acústico, cada um com personalidade e características únicas, que são marcantes em suas músicas.

Este evento é gratuito.